Questoes governanmentais tributarias

1790 palavras 8 páginas
QUESTÕES

1) O QUE QUER DIZER A EXPRESSÃO “OS PREÇOS FUNCIONAM COMO SINALIZADORES”?

A economia de mercado, regulada pelos livres jogos de preços, podem estabelecer teoricamente condições de equilíbrio e otimização dos fatores de produção. Segundo o Ótimo paretiano o sistema econômico atinge sua situação de equilíbrio quando não é possível mais melhorar a situação de um indivíduo, sem que seja diminuído o bem-estar de outro indivíduo simultaneamente. Neste nível a produção de todos os bens e serviços seria máxima, com utilização plena e mais produtiva de todos os fatores de produção. Não seria possível produzir mais quantidade de um bem sem que fosse diminuído a produção de outros bens. Todos os agentes econômicos atuariam em harmonia, utilizando o máximo de seu potencial e produtividade. OS consumidores obteriam o máximo de satisfação e os produtores máximos de lucratividade, entretanto estas condições só se encontram na condição de “concorrência perfeita”.
Quando o livre jogo dos preços se ajustam ao movimento , tambem livre da oferta e da demanda, nesta situação hipotética os preços funcionam como “sinalizadores” ideias para os empresários sobre a quantidade a ser produzida e ofertada e sobre as quantidades a serem consumidas pelos consumidores.

2) POR QUE OS AUMENTOS REIAS DO SALÁRIO MINIMO AJUDAM A REDISTRIBUIR A RENDA?

Umas das atribuições mais importantes do Estado no campo da economia é assegurar que a renda seja distribuída na forma mais justa possível, respeitando os princípios da eficiência, econômica. Na economia real a remuneração dos fatores está quase sempre longe de sua produtividade marginal, isto é, não corresponde necessariamente ao benefício que proporcionam, isto acontece porque há imperfeições no mercado como já vimos, fatores institucionais como a discriminação racional ou de gênero faz com que trabalhadores negros e mulheres recebem remunerações médias menores, equivalentes aos homens e trabalhadores brancos.
Quando o governo

Relacionados