Questoes filosofia

Páginas: 4 (789 palavras) Publicado: 11 de junho de 2012
questoes filosofia
1 – Em relação ao texto “Os Pré-Socráticos e a Ciência” de Rubens Alves, faça uma análise crítica do texto e responda as quatro questões abaixo.(1,5pontos)




OSPRÉ-SOCRÁTICOS E A CIÊNCIA


A ciência se inicia com problemas.
Um problema significa que há algo errado ou não resolvido com os fatos.
O seu objetivo é descobrir uma ordem invisível que transforme os fatosde enigma de conhecimento[...].
Aqui somos forçados a viajar séculos para trás, para tempos em que nossos pais, os gregos, começaram a pensar o mundo e a se fazerem perguntas com que os cientistaslutam até hoje. Porque as perguntas que eles fizeram não admitem uma resposta única e final. Eram como portas que, uma vez abertas, vão dar em uma outra porta, muito maior., é verdade que por sua vez dáem outra, indefinitivamente. E aqui estamos nós abrindo portas com perguntas que geraram as outras chaves. Vamos seguir o pensamento:
Você já notou que a nossa experiência cotidiana, o que vemos,ouvimos, sentimos, é um fluxo permanente de impressões que n ao se repete nunca? “Tudo flui, nada permanece. Não se pode entrar duas vezes nas águas de um mesmo rio” dizia Heráclito de Èfeso.
Adespeito disso - e aqui está algo que é muito curioso - nós somos capazes de falar sob re as coisas, de ser entendidos, de ter conhecimentos.
Nunca haverá nuvens idênticas àquelas que produziram o temporalde ontem. A despeito disso serei capaz de identificar nuvens como nunca existiram ontem e dizer que delas a chuva virá. Também nunca mais terei laranjeiras como aquela que morreu de velhice. Mas sereicapaz de identificar uma outra da mesma qualidade e de prever quanto tempo levará para começar a dar seus frutos.
Como explicar que meu discurso sobre as coisas que não fique colado às aparências?Parece que, o falar, eu sou capaz de enunciar verdades escondidas, ausentes do visível, expressivas de uma natureza profunda das ciosas. Tanto assim, quando falo, pretendo que estou dizendo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • questões de filosofia
  • questoes de filosofia
  • Questões de filosofia
  • Questões de Filosofia
  • questões de filosofia
  • Questoes de filosofia
  • Questoes de filosofia
  • Questões de Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!