questoes de comercio exterior

Páginas: 9 (2036 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
QUESTÕES FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR

1. Do ponto de vista de um país em desenvolvimento, que visão temos de ter da globalização.
R: Globalização é um processo de integração mundial que está ocorrendo há menos de duas décadas nos setores de comunicação, economia, finanças e comércio. O país em desenvolvimento ocorreu á queda das barreiras alfandegárias, a formação de blocos econômicos, avelocidade das comunicações, os avanços tecnológicos e o fluxo dos capitais internacionais são as principais forças que criaram uma nova “ordem mundial”.

2. O que é globalização financeira e globalização produtiva? Explique.
R: Globalização produtiva, fenômeno mundial associado a uma revolução nos métodos de produção que resultou numa mudança significativa nas vantagens comparativas dasnações. Com a globalização, as fases de produção de uma determinada mercadoria podem ser realizadas em qualquer país e não mais em um mesmo país, aquele que busca oferecer maiores vantagens econômicas. Isto tem levado a uma acirrada competição entre países em particular aqueles em desenvolvimento por investimentos externos.
Globalização financeira, o setor financeiro atingiu o maior nível de integraçãomundial, a nova ordem econômica mundial que modificou o papel do Estado na medida que alterou radicalmente a ênfase da ação governamental, que agora é dirigida quase exclusivamente para tornar possível às economias nacionais desenvolverem e sustentarem condições estruturais de competitividade em escala global.

3. Qual a influência dos blocos econômicos na economia mundial?
R: A influencia sedeu com a competição no comércio internacional entre os países do primeiro mundo, fato que destaca-se na década de 1990, a partir do governo Collor, com a redução das alíquotas de importação provocou o primeiro choque da concorrência internacional nas indústrias nacionais. Um dos principais aspectos positivos da integração do Brasil à economia internacional foi a abertura do mercado e a retomadados investimentos através de acordos internacionais.

4. Como deve ser entendida a globalização em um momento de crise econômica?
R: A globalização em momento de crise mundial, pode ferir a soberania de um país, tendências de conflitos nos acordos internacionais, um processo de riscos na intervenção da OMC no comércio internacional e consequentemente ao bem estar social mundial.

5.Como a integração econômica contribui para o desenvolvimento dos países?
R: Sim, em regra quando os indicadores apontam o mundo em crescimento econômico. O comércio internacional é importante pois contribui nas trocas de mercadorias com o suprimento da demanda dos produtos que faltam em um determinado pais, devido a diferença de solos e climas, que diversifica a produção agrícola dos países.

6.Como são justificadas as vantagens de comercializar com o exterior?
R: Entre as vantagens que a atividade exportadora oferece ás empresas, podem ser assinaladas as seguintes: Maior produtividade, maior escala de produção, que pode ser obtido pela utilização da capacidade ociosa da empresa e/ou pelo aperfeiçoamento dos seus processos produtivos. A empresa poderá, assim, diminuir o custo de seusprodutos, tornando-os mais competitivos, e aumentar a sua margem de lucro.

7. Como uma empresa deve proceder quando o mercado externo é exigente?
R: O cenário internacional se apresenta como uma enorme gama de oportunidades, desde que os empresários e profissionais que atuam nessa área vislumbrem a relação produto-mercado-consumidor, pois o mundo todo compra tudo e de todos, razão pela qual aempresa deve, cuidadosamente, analisar e saber onde os nichos de mercado. A empresa deve manter a qualidade continua de seus produtos competitivos que venha atender e satisfazer a demanda do consumidor nacional e internacional.

8. O que é e qual a diferença entre comércio exterior e comercio internacional?
O comércio exterior com comércio internacional, ainda que se assemelhem no nome e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questões de Introdução ao Comércio Exterior
  • Questoes Comércio Exterior
  • Questões de comércio exterior
  • Questoes comercio exterior
  • comercio exterior
  • Comercio exterior
  • Comércio exterior
  • Comercio exterior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!