Questoes Bioquimica musculo esqueletico

Páginas: 5 (1093 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
A capacidade adaptativa do músculo esquelético é considerável de se adaptar em resposta a diferentes padrões de atividade por isso o músculo esquelético é um tecido plástico marcante, a adaptação pode tomar a forma de alteração no tamanho muscular, na composição da fibra, na capacidade metabólica e na densidade capilar, o aumento na massa muscular pode ser que mais tecido muscular estádisponível para fazer o trabalho, tendo maior rendimento da potência máxima e em capacidade total maior dos sistemas anaeróbios que produzem energia.
O treinamento de força não muda a composição do tipo de fibra do músculo, o envelhecimento tem efeitos significativos sobre o tamanho e a função do músculo, a força máxima de homens e mulheres é obtida entre os 20 e 30 anos, já nos 70, em média os músculosestão um pouco mais fracos, a perda de massa muscular junto com a idade pode ser causada pelo envelhecimento, ou pelo resultado do nível reduzido de atividade física. Assim como ocorre com adultos mais jovens, a frequência, a intensidade e a duração do exercício são cruciais para mostrar a extensão das adaptações no treinamento.
Sobre as características estruturais e funcionais das proteínaspode-se dizer que a composição proteica de um tecido mostra as capacidades discutidas em questão, as proteínas dão a base estrutural de todos os tecidos e órgãos, e é amplamente o conteúdo proteico desses tecidos que lhes mostra sua forma de reconhecimento, a quantidade da atividade enzimática que se tem mostra a rapidez com que o processo pode ocorrer. As proteínas e os aminoácidos também atuam comoprecursores para muitos hormônios do organismo.
Os aminoácidos tem a estrutura básica consistida em um grupamento amino e em outro carboxila unidos a um único átomo de carbono, estão presentes no organismo ao todo 20 aminoácidos, unidos em cadeias pequenas, formando os peptídeos, ou em estruturas mais longas e mais complexas, formando peptídeos ou em estruturas mais longas e mais complexas,formando polipeptídeos ou proteínas.
A estrutura básica dos aminoácidos também está presente uma cadeia lateral orgânica e a estrutura dos grupamentos dessas cadeias laterais dá aos aminoácidos sua estrutura característica, eles existem principalmente na forma ionizada. Os aminoácidos essenciais não podem ser sintetizados. Já a estrutura proteica, as proteínas são formadas como uma sequência linear deaminoácidos que é formada através de uma série de reações de condensação, envolvendo os grupamentos amino e carboxila de aminoácidos adjacentes, a ligação química resultante é conhecida como ligação peptídica, dois aminoácidos formam um dipeptídeo, e cadeias maiores são conhecidas como polipeptídeos, cada cadeia terá um terminal amino livre e também um terminal carboxila livre, a sequencia deaminoácidos determina a estrutura definitiva, pois as cadeias laterais dos aminoácidos componentes se atraem, se repelem ou interferem fisicamente umas com as outras, fazendo a molécula dobrar-se e assumir seu formato final.
Na renovação proteica, não há mecanismo para guardar no corpo o excesso de proteínas da alimentação, e quaisquer aminoácidos que sejam ingeridos em quantidades elevadas emrelação ás necessidades imediatas são oxidados e o nitrogênio excretado, a maioria das proteínas estruturais e enzimas é sintetizada e degradada e altas taxas, e um total de até 20% da taxa basal do gasto de energia é o resultado da renovação proteica. Esse processo é importante no reparo do tecido lesado e na cicatrização de feridas, mas é também um processo contínuo nos tecidos saudáveis, no fígado, umataxa alta de renovação das enzimas que regulam a homeostase energética deixa que a regulação ocorra de modo rápido em resposta a alimentação e ao jejum de prazo curto, os mecanismos que controlam a atividade dessas enzimas não são bem entendidos, mas o processo é influenciado pela insulina, pelos hormônios tireoidianos e por outros fatores também, a renovação proteica é um equilíbrio entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Musculo esqueletico
  • Musculo Esquelético
  • Músculo esquelético
  • musculo esqueletico
  • musculo esqueletico
  • Musculo esqueletico
  • musculo esqueletico
  • músculos esqueleticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!