Questioário Serviço Social, Carmelita Yasbek

715 palavras 3 páginas
1. Como Yasbek define o Serviço Social?
Como uma profissão que alcançou maturidade e que vem se constituindo em interlocução privilegiada em seus mais diversos espaços de ação. E com a necessidade de organizar as classes sociais e educar a sociedade quanto aos menos favorecidos.
2. O que a autora quer dizer quando afirma que há um “desencontro entre as intensões da profissão e o trabalho efetivamente realizado”?
Que com a vivência profissional o agente identifica a necessidade social, e encontra dificuldade em implantar os seus projetos, tendo em vista a limitação da profissão, quanto à cultura, leis e politicas da sociedade.

3. Como a autora explica “AS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL”?
Compreender que a pratica profissional do serviço social é necessariamente concentrada pelos interesses das classes sociais, não podendo ser pensada fora dessa trama.
4. Quais são as dimensões “objetivas” e “subjetivas” que compõem a profissão segundo Yasbek?
Objetivas: No sentido de considerar os determinantes sócios históricos do exercício profissional em diferentes conjunturas.
Subjetivas: No sentido de identificar a forma como o assistente social incorpora em sua consciência o significado do seu trabalho e a direção social que imprime ao seu fazer profissional.
5. O que questão social e qual a sua relação com o Serviço Social?
Questão social é a expressão das desigualdades sociais constitutivas do capitalismo. Sua relação com o Serviço Social se deu com o nascimento do processo de urbanização e industrialização que empobreceu a classe operária, onde acabou havendo uma desigualdade social, que proporcionou a criação da profissão do serviço social, pois havia a necessidade de implantar projetos e programas auxiliar indivíduos menos favorecidos e auxiliar nos pedidos por mudanças politicas.

6. Descreva brevemente o contexto Sócio histórico do período em que o serviço social foi implantado no Brasil.
O serviço social surgiu no Brasil no final da

Relacionados