Questionários cap 12 - Relações Trabalhistas.doc

1240 palavras 5 páginas
1. O que você entende por Relações trabalhistas? Dê o conceito e os objetivos desse subsistema de RH.
São as relações coletivas entre as empresas, os funcionários, os sindicatos e o estado, cujo objetivo é as regulamentações legais, de disposições dos contratos coletivos de trabalho, e são fortemente influenciadas pelos usos e costumes e pela política de um modo geral.
2. Quais são os objetivos dos sindicatos dos empregados?
É a defesa e a promoção dos interesses total ou parcialmente comuns da mesma profissão ou atividades, dos membros que os integram, ou a defesa dos interesses e a promoção de sua condição de representação de sua profissão para a ação coletiva de contestação, assim como a participação na organização das profissões.
3. Como está estruturada a organização sindical brasileira?
A estrutura sindical brasileira está regulamentada por lei e está configurada como uma pirâmide, estando no ápice às confederações de indústria e comércio. No âmbito nacional, no meio as federações e na base os sindicatos. As centrais estão filiadas as confederações: CENTRAIS / CONFEDERAÇÕES / FEDERAÇÕES / SINDICATOS, representados em forma de pirâmide.
4. Quais são as consequências negativas da unicidade sindical para o trabalhador brasileiro?
Não há opção para os membros da categoria, já que não existem outros sindicatos para representa-los.
Os membros de uma determinada categoria ficam na dependência da honestidade e da capacidade de os dirigentes sindicais representarem bem a categoria.
5. Comente a relação entre o momento econômico atual e o poder dos sindicatos dos trabalhadores.
Ambos têm o poder de representar os trabalhadores de uma categoria, associados ou não.
6. Qual é a forma mais usual para se resolver um conflito trabalhista coletivo?
Por meio da Negociação Coletiva, que é uma forma direta, voluntária, de se solucionarem os conflitos. Trata-se de uma ampla discussão entre as partes contrárias (sindicatos dos trabalhadores X sindicato patronal),

Relacionados