Questionário de Introd. a Zootecnia (Capitulo 3)

1698 palavras 7 páginas
Questionário N° 3

1- Que é animal doméstico?
A palavra doméstico vem de domus – casa. Isto lembra logo que os animais domésticos são os que vivem em casa (sentido lato), sob o domínio do homem. Numa definição simples e clara diremos que animal doméstico é aquele criado e reproduzido pelo homem, em estado de cativeiro e de mansidão natural, com o fim de obter uma utilidade ou um serviço.

2- Desde que época pré-histórica se supõe existirem animais em domesticidade? E quando, segundo DUERST, deve ter ocorrido a domesticação das primeiras espécies?
Data da época da “pedra polida” a vida em comum do homem com o Cão, depois com a Cabra, Carneiro e Boi, e, a seguir, com o Porco. E a “idade do bronze”, com o Cavalo.
Segundo a hipótese de DUERST (1886), a domesticação das espécies animais deve ter ocorrido 7.000 anos antes da era cristã. Os babilônios há 5.000 anos a.C. possuíam animais já vivendo em domesticidade.

3- Quais os dois impulsos fundamentais, que parecem ter agido, no contato do homem com os animais, e que estimularam o processo de domesticação destes. Explique.
O primeiro emprego com o fim utilitário foi quando o homem auxiliou-se do Cão para a caça de outras espécies. Depois foi que domou animais herbívoros para auxiliá-lo no transporte e na alimentação – quando a caça e o peixe já se tinham tornado escassos. Deve ter havido assim, no ato da domesticação, um duplo impulso: religioso e utilitário. “Os dois contatos mais evidentes entre homem e animal, afirmou F. E. ZEUNER (1963) ainda recentemente – são, por conseguinte de natureza econômica e religiosa, no mais lato sentido”. Os índios do Brasil criavam os chamados “xerimbabos”, (hábito que passou também aos brancos), com a superstição vaga de chamar a boa sorte, para si e para sua casa; a criação dos papagaios, dos periquitos, dos macaquinhos-de-cheiro, sagüis e outros constitui inegavelmente um remanescente da cultura indígena, com fundo totêmico. Para provar ainda que houve também intuito

Relacionados

  • Norma 6032
    3796 palavras | 16 páginas
  • metodologia
    45403 palavras | 182 páginas