questionario

Páginas: 9 (2023 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2015
QUESTIONARIO DE T.G.A.
DAVI ARAUJO DE SOUSA




















TERESINA/2012
QUESTOES DO GRUPO 1

1-OS ESTRUTURALISTAS UTILIZAM, PARA ESTUDAR AS ORGANIZAÇÕES, UMA ANÁLISE ORGANIZACIONAL MAIS AMPLA DO QUE A DE QUALQUER TEORIA ANTERIOR, POIS PRETENDEM CONCILIAR A TEORIA CLÁSSICA E A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, BASEANDO-SE TAMBÉM NA TEORIA DABUROCRACIA. ASSIM, A ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES DO PONTO DE VISTA ESTRUTURALISTA É FEITA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM MÚLTIPLA QUE LEVA EM CONTA SIMULTANEAMENTE OS FUNDAMENTOS DA TEORIA CLÁSSICA, DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS E DA TEORIA DA BUROCRACIA. SABENDO DISSO EXPLIQUE ESSA NOVA FORMA DE ANALISE DOS ESTRUTURALISTAS.

R. O estruturalismo tem sido frequentemente criticado por ser não históricoe por favorecer forças estruturais determinísticas em detrimento à habilidade de pessoas individuais de atuar.

02- CARACTERIZE A ABORDAGEM MÚLTIPLA DA ORGANIZAÇÃO E EXPLIQUE PORQUE A ANALISE INTER ORGANIZACIONAL TAMBÉM INFLUENCIA NA ORGANIZAÇÃO?

R. Modelo racional da organização e modelo natural da organização. Influencia no fato de estarem em conjunto e abraçar inúmeras causas dentro de umaorganização.

03- PARA OS ESTRUTURALISTAS AS ORGANIZAÇÕES PODEM SER CONCEBIDAS SEGUNDO DUAS DIFERENTES CONCEPÇÕES, O MODELO RACIONAL DA ORGANIZAÇÃO E O MODELO NATURAL DAS ORGANIZAÇÕES. SABENDO DISSO ESTABELEÇA UM PARALELO ENTRE ESTES MODELOS.

R. O modelo racional da organização: concebe a organização com um meio deliberado e racional de alcançar metas conhecidas. Os objetivos organizacionaissão explicitados. É um sistema fechado, tendo como característica a visão focalizada apenas nas partes internas do sistema, com ênfase no planejamento e controle. Expectativa de certeza e de viabilidade. neste modelo inclui a abordagem clássica da administração e a teoria da burocracia.

04- SEGUNDO ETZIONI, AS ORGANIZAÇÕES PRECISAM IMPOR UMA DISTRIBUIÇÃO DE RECOMPENSAS E SANÇÕES. BASEADONISSO, FAÇA UMA RELAÇÃO ENTRE OS TIPOS DE PODER, OS TIPOS DE INDIVIDUO E OS TIPOS DE ORGANIZAÇÕES.

R. Organizações coercitivas, normativas e utilitárias. Poder: coercitivo, normativo e remunerativo.

05- PARA BLAU SCOOT HÁ TRÊS DILEMAS BÁSICOS E PRINCIPAIS NA ORGANIZAÇÃO FORMAL. QUAIS SÃO ELES?

R. Dilema entre coordenação e comunicação livre. Dilema entre disciplina burocrática eespecialização profissional. Dilema entre a necessidade de planejamento centralizado e a necessidade de iniciativa individual.

QUESTOES DO GRUPO 2

1-PARA AVALIAR AS ORGANIZAÇÕES, OS ESTRUTURALISTAS ESTUDAM OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS. UM OBJETIVO ORGANIZACIONAL É UMA SITUAÇÃO DESEJADA QUE A ORGANIZAÇÃO TENTA ATINGIR, O ALCANCE DESSES OBJETIVOS MEDE A EFICÁCIA DAS ORGANIZAÇÕES. NESTE SENTIDO OS OBJETIVOSORGANIZACIONAIS POSSUEM FUNÇÕES. CITE-AS, EXPLICANDO CADA UMA DELAS.

R. Organização formal: refere-se geralmente ao padrão de organização determinado pela organização como o esquema de divisão de trabalho e poder de controle de qualidade.
Organização informal: refere-se ao relacionamento interpessoal, ou seja, as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou ostrabalhadores.

2-PARA AVALIAR AS ORGANIZAÇÕES, OS ESTRUTURALISTAS ESTUDAM OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS. UM OBJETIVO ORGANIZACIONAL É UMA SITUAÇÃO DESEJADA QUE A ORGANIZAÇÃO TENTA ATINGIR, O ALCANCE DESSES OBJETIVOS MEDE A EFICÁCIA DAS ORGANIZAÇÕES. NESTE SENTIDO OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS POSSUEM FUNÇÕES. CITE-AS, EXPLICANDO CADA UMA DELAS.

R. Nenhuma organização é autônoma ou autossuficiente.Toda organização depende de outras organizações e da sociedade em geral para poder sobreviver. Existe uma interdependência das organizações com a sociedade em geral em função das complexas interações entre elas. As consequências dessa interdependência são: mudanças frequentes nos objetivos organizacionais, na medida em que ocorrem mudanças no ambiente externo, e um controle ambiental sobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • questionario
  • questionario
  • questionario
  • Questionário
  • questionario
  • questionario
  • QUESTIONÁRIO
  • QUESTIONARIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!