Question Rio I De Fitopatologia Agr Cola

1481 palavras 6 páginas
Questionário I de Fitopatologia Agrícola

1- Conceitue fitopatologia. Explique
A fitopatologia é a ciência que estuda as doenças que atacam as plantas, sendo que estas poderam ocorrer devido a ação de fungos, bactérias, insetos ou outros animais, vírus e alterações climáticas.
2- Descreva os períodos da fitopatologia. Detalhando os principais fatos ocorridos.
Periodo Mistico: Os homens não encontravam explicações racionais, então atribuía as doenças de plantas em causas místicas (deuses).
Período da presdisposição: Associação de fungo + planta doente/ geração espontânea.
Período etiológico: Nesse Periodo foi possível ser comprovado que as doenças em plantas não eram causadas por geração espontânea e sim por conta de um agente causador, seja ele, fungo, bactéria, vírus e etc. Criação do postulado de Koch: Associação constante patógeno – hospedeiro;
Isolamento do patógeno;
Inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas;
Reisolamento do patógeno.
Periodo Ecológico: Nesse período foram feitas descobertas sobre o comportamento dos agentes causadores de doenças e também da propia doença, diante de mudanças climáticas e ambientais, levando em consideração a sua sobreviencia e resistenção a diversos fatores. Conceitos sobre variabilidade dos pátogenos e como as plantas reagem a diferentes tipos.
Periodo Fisiologico: Estudos sobre a fisiologia do fungo e ovas teorias sobre a relação planta patógeno.
3- Segundo Agrios, 1988, conceitue doenças em plantas.
“Doença é o mal funcionamento de células e tecidos do hospedeiro que resulta da sua contínua irritação por um agente patogênico ou fator ambiental e que conduz ao desenvolvimento de sintomas. Doença é uma condição envolvendo mudanças anormais na forma, fisiologia, integridade ou comportamento da planta. Tais mudanças podem resultar em dano parcial ou morte da planta ou de suas partes”
4- Fale sobre as principais epidemias que ocorreram no Brasil e no mundo.
No mundo ocorrerão diversas epidemias, entre elas temos as

Relacionados

  • Anais I Congresso Brasileiro De Rochagem
    111261 palavras | 446 páginas