Question rio Sem Resposta PCC 2015 2 Hist rias em Quadrinhos 03082015 R

1857 palavras 8 páginas
PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 2015/2
Histórias em Quadrinhos
1. Observe as histórias em quadrinhos de Mafalda e Calvin:

a. Que histórias narram?
Narram histórias com cenas rápidas que nos mostram situações corriqueiras, ilustrando situações comuns e com muita simplicidade, através de dois personagens, Mafalda e Calvin, personagens de figuras infantis justamente para fazer o contraponto da criança, inocente e que não tem muito conhecimento da vida, com a discussão que ela vai trazer. Os personagens ilustram bem esse contrassenso, com discussões difíceis e respostas afiadas que dificilmente viriam de uma criança, discussões essas que trazem como assunto geral o questionamento sobre a realidade atual do mundo.
b. Qual é o tom das narrativas?
Narrativas de tom humorístico, linguagem objetiva e clara, utilizando recursos que estimulam o receptor, levando-o a desenvolver a criatividade.

c. Quais são suas tirinhas preferidas? Por quê?
As minhas tirinhas preferidas são às da Mafalda, pelo fato de nos passar como as crianças entendem essas questões sociais e políticas e é dentro da inocência dessas tirinhas que a crítica é feita. Utilizando-se de metáforas bem fáceis, a personagem foi apresentada de forma à esfregar na cara do leitor o quão errado está a sociedade que o rodeia. O mundo não é bom e não é fácil de se explicar para uma criança, no entanto, nas tirinhas da Mafalda diz o contrário e são elas, as crianças, que nos explicam o mundo.

d. Na sua opinião, por quê essas histórias são tão populares?
Essas histórias são tão populares pelo fato de serem engraçadas, politizadas, de muito humor, uma humor simples. De um lado a personagem Mafalda, menina anticonformista, preocupada com a humanidade que se rebela com o estado atual do mundo, ao qual em seus quadrinhos há sacadas e questionamentos sobre problemas sociais e econômicos, injustiças, corrupção, desigualdade, meio ambiente, entre outros. Já Calvin, garoto de personalidade, hiperativo, de imaginação

Relacionados