Question Rio Avaliativo QA2 BFaD 1 2015 3 1 1

366 palavras 2 páginas
Universidade de Brasília – UnB – 1º/2015
CLBaD/IB/UAB
Bioquímica Fundamental (aD ) - Cod.: 208914

2º QUESTIONÁRIO AVALIATIVO (QA2)
Questões referentes ao conteúdo da 2ª Prova (Conceitos Básicos do Metabolismo, Catabolismo de
Carboidratos: Glicólise, Fermentações, Via das Pentoses Fosfato, Glicogenólise, acesso de diferentes carboidratos à via glicolítica, CAC, CTE e Fosforilação Oxidativa.)
Obs: Use, preferencialmente, suas palavras para responder

1) Defina (procure usar suas palavras): metabolismo, catabolismo, anabolismo, via metabólica e intermediário metabólico. Enfatize as relações fundamentais que existem entre catabolismo e anabolismo, oxidação e redução.
2) O que é e qual(is) a(s) função(ões) básicas do ATP e das coenzimas NAD, NADP e FAD no metabolismo? Observe bem a estrutura dessas moléculas, o que elas têm em comum?
3) Defina e discuta a importância da glicólise, glicólise anaeróbica, fermentação láctica e fermentação alcoólica. O que há em comum entre glicólise e esses tipos de fermentação?
4) Todos os intermediários metabólicos da glicólise são fosforilados. Qual a importância deste grupo nestas moléculas? Discuta.
5) Defina as enzimas denominadas cinases (ou quinases) e as desidrogenases? Dê exemplos (um de cada) de reações catalisadas por esses tipos de enzima.
6) Defina glicogenólise. Qual a importância dessa via para os mamíferos?
7) Descreva, sucintamente, a via das Pentoses Fosfato, destacando sua importância metabólica.
8) Descreva o ciclo do ácido cítrico, CAC (também chamado de ciclo de Krebs), enfatizando sua importância, seus produtos e o(s) destino(s) metabólico(s) dos produtos. Qual a importância das reações anapleróticas? Exemplifique.
9) Defina, localize (onde ocorre na célula animal) e cite as principais funções da cadeia transportadora de elétrons (CTE).
10) Discuta a(s) implicação(ões) da adição de inibidores à CTE. Dê um exemplo.

11) Descreva e explique a Teoria Quimiosmótica proposta por Peter Mitchell, citando três evidências

Relacionados