Question Rio ADM 20mar

742 palavras 3 páginas
SOCIEDADE EDUCACIONAL HERRERO
ANNA PAULA RODRIGUES DE OLIVEIRA
QUESTIONÁRIO MOTIVAÇÃO PESSOAL

1. Em quais idéias está centrada a Escola do Comportamento Humano? Qual a visão que essa escola tem de organização? A idéia central é perspectiva filosófica do positivismo lógico, que era alimentada pelo comportamento humano, tinha a visão de que e a administração que afirmava que as regularidades eram independentes do contexto.

2. Compare as teorias X e teoria Y? A teoria X marca um estilo de gestão autoritário, onde o funcionário só trabalha por necessidade financeira, assim a fiscalização é imprescindível para a manutenção da produção.
A teoria Y marca um estilo mais democrático de gestão onde o funcionário é responsável e colaborador, trabalhando por prazer e consciência que há uma parceria entre ele e a empresa onde o sucesso de um, leva a melhoria do outro.

3. Explique a hierarquia das necessidades de Maslow?
Abraham Maslow foi um psicólogo de grande destaque por causa de seu estudo relacionado às necessidades humanas. Segundo ele, o homem é motivado segundo suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais. Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica:

Necessidades fisiológicas referem-se à alimentação, abrigo, repouso, ar, etc.;
Necessidades de segurança dizem respeito à proteção contra o perigo ou privação, ou seja, contra a violência, a doença, a guerra, a pobreza, etc.;
Necessidades sociais têm que ver com a afeição, a inclusão nos grupos, a aceitação e aprovação pelos outros; Necessidades de estima englobam a reputação, o reconhecimento, autorrespeito, admiração;
Necessidades de auto-realização referem-se à realização do potencial de cada indivíduo, à utilização plena dos seus talentos.

4. Explique a teoria dos dois fatores

Relacionados