Questionários diversos

Páginas: 19 (4561 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2013
EXERCÍCIOS DE ANATOMIA
Introdução

1. Conceitue anatomia.
Anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente a constituição e desenvolvimento dos seres organizados. A Anatomia (Ana = em partes; tomia = cortar) em suma, é o estudo pela dissecação de peças previamente fixadas por soluções apropriadas. E anatomia em sentido restrito em nosso caso, trata-se principalmente do estudoanatômico do ser humano pelas ciências radiológicas.
2. Citar os sistemas e os aparelhos do organismo;
O corpo humano é composto pelos sistemas tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, endócrino e sensorial que, agrupado convenientemente, formam os aparelhos locomotor e urinário.
3. Conceituar normal em Anatomia, variação anatômica, anomalia emonstruosidade;
Para o anatomista, normal é puramente uma conceituação estatística, já para o médico, é o que é sadio ou com saúde, não doente. Variação anatômica, são as diferenças morfológicas que podem se apresentar externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo sem que isto, traga prejuízo funcional para o indivíduo. Anomalia, é uma perturbação funcional do padrão anatômico que perturba afunção de indivíduo ou de um sistema. E a monstruosidade, é quando a anomalia e muito acentuada, incompatível com a vida.
4. Citar os fatores gerais de variação anatômica:
Idade, sexo, raça, biótipo e evolução.
5. Descrever a posição anatômica no homem.
Posição bípede ou ortostática, face voltada para frente, olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos e aplicados ao troncocom as palmas da mão voltada para frente, membros inferiores unidos com as pontas dos pés voltadas para frente.
6.Definir nomenclatura Anatômica e citar as abreviaturas, com seu significado, utilizado em Anatomia,
Para os termos gerais, é o termo empregado para descrever e designar o organismo e suas partes.a. - artéria; aa. - artérias; fasc. - fascículo; gl. - glândula; lig. - ligamento; ligg. -ligamentos; m. - músculo; mm. - Músculos; n. - nervo; nn. - nervos; r. - ramo; rr. - ramos; v. - veia; vv. - veias.
7.Citar planos e eixos do corpo humano.
Planos verticais: ventral ou anterior, dorsal ou posterior, frontal ou coronal e lateral direito e esquerdo. Planos horizontais denominados transversais: cranial ou superior, podálico ou inferior e caudal. Eixo laterno - lateral ou frontal,eixo antero - posterior ou sagital, eixo longitudinal ou crânio caudal.
8. Definir os princípios de construção corpórea e escolha uma para descrever.
Estratificação - É o princípio segundo o qual, o corpo humano é constituído por camadas (extratos) que se superpõe reconhecendo-se uma estratimeria ou estratificação (Ex.: a pele é a camada mais externa, a tela subcutânea mais internamente eetc.;). Antimeria - são as metades bilaterais (direita e esquerda) do corpo humano que são semelhantes e denominadas de antímeros; Metameria - Trata-se da superposição no sentido longitudinal de segmentos semelhantes e cada segmento sendo um metâmero (Ex.: coluna e arcos costais); Paquimeria - É o princípio no qual o segmento axial do corpo humano é dividido esquematicamente de dois tubos ou paquímeros(ventral e dorsal).

Esqueleto

1. Conceituar esqueleto
Estrutura forte e rígida que sustenta e protege o corpo.
2. Citar as funções do esqueleto;
Proteção para órgãos e sistemas, sustentação e conformação do corpo, armazenamento de íons Ca e P, sistemas de alavancas movimentadas pelos músculos no movimentos de deslocamento do corpo e produção de algumas células do corpo.
3. Citar os tiposde esqueleto;
Esqueleto axial, esqueleto apendicular.
4. Quais são os ossos que formam os tipos de esqueletos.
Axial, apendicular e as cinturas escapular e pélvica; Axial: Ossos da cabeça, pescoço, tórax e coluna. Apendicular: úmero, rádio, ulna, ossos do carpo, metacarpo e falanges, fêmur, patela, tíbio, fíbula, calcâneo, ossos do tarso, metatarso e falanges. Escapular: clavícula e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • questionario diversos
  • diversos para diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • Diverso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!