Questionários capítulos 1 a 4 - livro filosofia - danilo marconi

Páginas: 6 (1450 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Questionários dos 4 primeiro capítulos do livro de Filosofia de Danilo Marcone

Capítulo 1

1. Aponte as principais características do pensamento mítico.
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive, tais como a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens desse povo, bem como seusvalores básicos.
O pensamento mítico pressupõe a adesão, a aceitação dos indivíduos, na medida em que constitui as formas de sua experiência do real. O mito não se justifica, não se fundamenta, portanto, nem se presta ao questionamento, à crítica ou à correção.
Um dos elementos centrais do pensamento mítico e de sua forma de explicar a realidade é o apelo ao sobrenatural, ao mistério, ao sagrado,à magia.

2. Contrates essas características com algumas das principais características do pensamento filosófico-científico
O pensamento filosófico-científico representa uma ruptura bastante radical com o pensamento mítico, enquanto forma de explicar a realidade. O pensamento filosófico-mítico encontra explicações baseadas na ciência.

3. Em que sentido e por que razões pode-se dizer queo pensamento filosófico-científico rompe com o pensamento mítico no contexto da Grécia antiga por volta do século VI a.C?
Os pensadores míticos explicavam suas teorias com base no sobrenatural, enquanto os filósofos científicos deram início a uma teoria baseada na ciência, porém essa mudança não se dá de forma completa e imediata. Ou seja, o surgimento desse novo tipo de pensamento científiconão resulta no desaparecimento do mito.

4. Por que o pensamento mítico passa a ser considerado insatisfatório?
A insatisfação ao pensamento mítico se deu porque ele pretende fornecer uma explicação da realidade, porém se baseia naquilo que não possui explicação, tal como o mistério e o sobrenatural. A explicação dada pelo pensamento mítico se esbarra na impossibilidade do conhecimento.5. Qual a principal característica da escola jônica, considerada decisiva para o desenvolvimento do pensamento filosófico científico?
A principal característica da escola jônica é o naturalismo, pois tenta buscar uma explicação do mundo natural.

Capítulo 2

1. Qual o sentido e importância da contribuição dos filósofos pré-socráticos para a formação e o desenvolvimento da tradiçãofilosófico?
Eles fizeram com que a sociedade refletisse sobre a origem do mundo, origem das coisas naturais.

2. Como se caracteriza a distinção entre a escola jônica e as escolas italianas?
O que distingue a escola jônica para a italiana é o naturalismo, pois, ao contrário da jônica, a escola italiana caracteriza-se por uma visão de mundo mais abstrata, menos voltada para uma explicação naturalistada realidade.

3. Em que sentido se destaca o pensamento dos Pitágoras e qual a sua especificidade no contexto dos pré-socráticos?
Pitágoras defende uma concepção de imortalidade e de transmigração da alma. Porém sua doutrina se baseia no número como elemento básico explicativo da realidade, podendo-se constatar uma proporção em todo o cosmo, o que explicaria a harmonia do real garantindoseu equilíbrio.
Também há uma reflexão relacionada à escala musical. Isso resultaria dos sons emitidos pelos diversos segmentos das cordas de lira quando estendidas, sendo que a combinação entre esses sons entre si pode ser tratada de forma harmoniosa.

4. Quais os principais argumentos de Parmênides e dos monistas contra Heráclito e os mobilistas? Como você avalia esses argumentos?
Oprimeiro argumento contra o mobilismo consiste em caracterizar o movimento apenas como aparente, como um aspecto superficial das coisas.
O segundo argumento é de caráter lógico, sustentando que a noção de movimento pressupõe a noção de permanência como mais básica. Nesse sentido, o movimento não pode ser tomado como mais básico, como primitivo, definidor do real.

5. Como se pode interpretar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questionário Capitulo 1 do Livro Conhecendo as Doutrinas da Bíblia
  • Questionário Capítulo 1 Livro Introdução a Organização de Computadores
  • Capítulo 4 do livro do mankiw
  • Filosofia Capítulo 3 e 4
  • Filosofia do direito
  • Filosofia Questões-Capítulo 4
  • Filosofia Do Direito Capitulo 4
  • capitulo 4 filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!