Questionário

Páginas: 10 (2472 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO
QUESTIONÁRIO DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
PROF. MS. JOSÉ LUIZ ANTIGA JUNIOR


1) Diferencie senso comum de ciência.
Senso comum é o conhecimento que qualquer pessoa pode ter sobre qualquer assunto, mediante atividade intelectual corriqueira, ao passo que a ciência busca organizar e sistematizar o conhecimento do homem. O cientista é um ser preocupado coma veracidade e a comprovação de seu conhecimento, o que faz com que construa uma série de enunciados e regras rigorosas, que permitem a descoberta e a prova desse conhecimento

2) O estudo da norma jurídica é suficiente para o profissional do Direito? Explique.
Não. A norma jurídica é o principal objeto de estudo do profissional do Direito, mas não pode ser o único. Isso acontece porque oprofissional do direito deve conhecer todos os fatores sociais que circundam o direito e que o influenciam, tais como fatores políticos, religiosos, econômicos, etc.

3) Quais são os objetos de estudo da ciência do Direito?
Os objetos de estudo do Direito são classificados como imediatos e mediatos. Como objeto imediato da ciência do direito temos a norma jurídica. O que os cientistas do direitofazem, em grande maioria, é estudar a norma jurídica existente. Já o objeto mediato de estudo da ciência do direito se resume a todos os aspectos sociais que circundam o direito, tais como os fatores sociais, econômicos, religiosos, políticos.

4) Por qual motivo dizemos que o Direito é uno e indivisível?
Porque existem alguns elementos que são próprios do direito, e que o tornam diferentes dasdemais experiências sociais, tais como a religiosa, a econômica, a artística, etc.

5) O que significa multiplicidade do Direito?
Multiplicidade do Direito significa que os estudiosos dividem o direito em vários ramos para facilitar a compreensão e o conhecimento do mesmo. É, portanto, uma questão didática.

6) Quais são os três ramos do direito objetivo? Explique cada um deles.

O direitoobjetivo é dividido em três ramos: direito público, direito privado, direito difuso. O direito público é o ramo do direito que tem normas referentes à atuação do Estado, ao interesse público, de uma forma geral. O direito privado reúne normas que tem por matéria o interesse privado, ou seja, disciplina as relações entre os particulares. Por fim o direito difuso é aquele que se ocupa das normas queregem direitos transindividuais, de natureza indivisível.

7) O Direito possui método e linguagem próprios?
Sim, o Direito possui método e linguagem próprios, enquanto uma ciência. A linguagem própria do direito é percebida quando nos deparamos com casos em que o senso comum concebe um problema social diferentemente da ciência jurídica. Ex.: geralmente o que é furto para o direito, é roubopara o senso comum.

8) É sabido que a ciência do direito evolui de modo diferente das demais ciências, principalmente as exatas. Explique por que isso acontece.
Isso ocorre porque a ciência do direito tem como objeto teorias que buscam direcionar o comportamento das pessoas, ao passo que as ciências exatas buscam apenas informar, mediante suas teorias, como as coisas acontecem. Há, pois, naciência do direito, a utilização da função diretiva da linguagem combinada com a função informativa, ao passo que nas demais ciência, mormente as exatas, há apenas a função informativa da linguagem na comunicação das teorias.

9) Explique função informativa e função diretiva da linguagem.
A função informativa da linguagem diz respeito ao uso que os cientistas fazem da linguagem no momento em quecomunicam às pessoas suas teorias. A função informativa tem a finalidade de mostrar, revelar como as coisas acontecem, ao passo que a função diretiva visa direcionar comportamentos das pessoas.


10) O que é zetética jurídica?
Zetética jurídica é um modo de se estudar questões do direito priorizando a função informativa da linguagem, ou seja, preocupando-se em revelar como as coisas são. É um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • questionario
  • questionario
  • questionario
  • questionario
  • Questionário
  • questionario
  • questionario
  • QUESTIONÁRIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!