Questionário matriz celular

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Questionario de Biologia Celular

1)
O colágeno não é sintetizdo como fibras. Começa por se formar uma molécula de pré-procolagéno, que possui peptídeos nas extremidades (os peptídeos de registo) e ainda não é hidroxilado nos resíduos de prolina e lisina. A hidroxilação desses resíduos de aminoácidos depende da vitamina C, pelo que a sua carência se traduz na formação de colagénios anormais,que levam ao desenvolvimento de escorbuto.O pré-procolagénio dá origem a moléculas de procolagénio, ocorrendo a seriação de três moléculas que formam uma tripla hélice. Esse procolagénio segue a via de secreção, passando pelo RER e pelo complexo de Golgi, para ser depois libertado no espaço extra-celular. Só aí é que se dá a clivagem dos peptídeos de registo presentes nas extremidades, graças àacção de peptidases do colagénio, tornando-se o procolagénio insolúvel, o que conduz à sua deposição no espaço extra-celular. As moléculas de tropocolagénio assim formadas associam-se a outras moléculas de tropocolagénio, num arranjo típico do colagénio do tipo I, ou seja, as moléculas associam-se topo-a-topo, mas deixando um espaço, e lateralmente. Deste modo, constituem as fibrilas de colagénio, que,por sua vez, se associam, originando as fibras de colagénio.
2)
A diferença fundamental entre as glicoproteínas e os proteoglicanos é o fato de que nas glicoproteínas o “core” proteico é globular, ao contrário dos proteoglicanos em que o eixo proteico tem estrutura linear; as cadeias glicídicas são ramificadas e constituídas por monossacarídeos nas glicoproteínas, enquanto os proteoglicanosapresentam cadeias lineares e formadas por unidades de dissacarídeos.
3)
A lâmina basal é uma camada fina e resistente de matriz celular que sustenta a superfície basal,funcionalmente importante para a célula. Essa estrutura delimita o tecido epitelial do tecido conjuntivo subjacente. Trata-se de uma matriz rica em proteínas e polissacarídeos. Apresenta 5 componentes principais:colágeno tipoIV, laminina, fibronectina, entactina e heparansulfato.Possui um papel estrutural,participa na filtração de moléculas,influencia na polaridade das células,regula a proliferação e a diferenciação celular,influencia o metabolismo fotossintesico e serve como caminho e suporte para a migração celular.Já a membrana basal é a membrana sobre a qual fica assentado todo tipo de epitélio, composta por materialespecializado e acelular por ele produzido (tais como glicoproteínas, glicosaminoglicano e proteínas), atuando como intermediário entre as células parenquimatosas e os tecidos sustentadores.Sua morfologia é composta por duas lâminas:a lâmina basal e a lâmina fibrorreticular, constituída por feixes pequenos de fibras reticulares.
4)
A elasticidade garantida pela elastina origina-se de um arranjomolecular único.Segmentos de alfa-hélice conectam segmentos hidrofóbicos/apolares,que não possuem estrutura secundária definida,mas que assumem um arranjo termodinamicamente estável.Quando é aplicada uma força de deformação qualquer, os segmentos hidrofóbicos são distendidos,expondo os aminoácidos que os compõem ao meio aquoso,sendo essa conformação não favorável,e esses aminoácidos tendem a sereagrupar ,afastando-se do meio hidrofílico.Essa força de retorno à situação termodinâmica mais favorável é a responsável pela recuperação elástica do arranjo inicial observado no repouso.
5) A matriz extracelular pode ser dividida em três componentes principais:os componentes fibrilares, os não-fibrilares e as microfibrilas. É formada por glicoproteínas,colágeno, glicosaminoglicana eproteoglicanas como componentes estruturais mais importantes.A matriz extracelular se diferencia de acordo com o órgão ou sitema envolvido,por exemplo,a pele tem entre suas células uma matriz com mais abundancia de microfibrilas,porque está associados com a elastina e nos tendões estão abundantes os componentes fibrilares porque estão relacionados ao colágeno,que fornece resistência mecânica aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matriz extra celular
  • matriz extra celular
  • Questionário sobre ciclo celular
  • Biologia Celular QUESTIONARIO
  • Trabalho escolar- matriz extra celular (mec)
  • QUESTIONÁRIO SOBRE TRANSPORTE EM MEMBRANA CELULAR VEGETAL E RELAÇÕES HÍDRICAS NO SSPA
  • Matriz
  • Matriz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!