Questionário - Introdução a Sistemas de Apoio à Decisão

Páginas: 8 (1885 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO, UTILIZANDO A API DO TWILIO.





RESUMO
Com a evolução dos serviços oferecidos na nuvem, as APIs tornaram-se peças fundamentais para o modelo de negócio de alguns desses serviços. O uso de APIs, no contexto da web, permite que clientes e desenvolvedores selecionem e personalizem as funcionalidades do serviço, usando somente o que atende suasnecessidades. Este trabalho visa a criação de um aplicativo desktop para o Windows, demonstrando o funcionamento da API do Twilio, um serviço de automação telefônica e mensagens de texto.

Palavras-chave: API, REST, Computação em Nuvem, SMS.

1. INTRODUÇÃO

O conceito de API já significou muitas coisas. No passado, as APIs eram associadas à comunicação com o hardware e com o núcleo dos sistemasoperacionais, provendo uma camada de abstração (interface) entre as aplicações e o núcleo. Com o aparecimento das "web APIs", o termo ganhou novos significados. As "web APIs", como são conhecidas, permitem construir sites e aplicações na web, usado dados de múltiplos recursos online.
No ano 2000, Roy Fieldman1 escreveu sua famosa tese de doutorado sobre o conceito de REST (Representational StateTransfer) definido-o como "um estilo arquitetural para sistemas de hipermídia distribuídos", e descrevendo os princípios que se tornaram um padrão para o desenvolvimento de APIs baseadas na web. O REST se apresentou como uma alternativa mais leve para webservers, onde as operações de CRUD são executadas por meio de simples requisições HTTP, usando a porta 80 e os métodos do protocolo HTTP, comoGET, POST, PUT, DELETE, etc. Os serviços da web baseados em REST são chamados RESTfull services, onde o servidor não armazena o estado da conexão, facilitando a escalabilidade do serviço. A transição de estado ocorre por meio de ligações (links).
Naquele mesmo ano, o site de automação comercial Salesforce.com lançou a primeira web API da História, baseada no protocolo SOAP, e que permanece ativaaté hoje. Logo em seguida, dois grandes sites de comércio eletrônico também inauguraram suas APIs: Amazon e Ebay. Uma revolução silenciosa estava em curso, ainda pouco percebida pela maioria das pessoas. As APIs da web só vieram a ganhar força e popularidade alguns anos mais tarde, com o crescimento do Google e das redes sociais. Hoje em dia, existem APIs para diversos segmentos de mercado esetores da indústria.
Enquanto as redes sociais oferecem suas APIs gratuitamente, expandindo sua presença na web para além de suas fronteiras e fortalecendo a sua marca (exemplo: os comentários do Facebook são encontrados em qualquer blog ou site de notícias), outras empresas enxergaram nessa tecnologia um novo modelo de negócios: o de entregar o software como serviço. A própria Salesforce.cominaugurou esse conceito. Em abril de 2013, o portal ProgrammableWeb registrou o marco de 9.000 serviços cadastrados em seu diretório:

O diretório ProgrammableWeb marcha em direção a quintuplicar dígitos. Depois de ter ultrapassado 9.000 APIs, a próxima etapa à frente parece ainda maior. Naturalmente, todos os marcos recentes parecem ainda maiores em comparação com o diretório no final de 2005, quandoele se assentava em apenas 105 APIs. [...]. Pelo menos duas categorias anteriormente travadas, pagamentos e mensagens, agora estão sendo alteradas por APIs. (ProgrammableWeb).2











2. DESENVOLVIMENTO

Este trabalho tem como objetivo a criação de um aplicativo desktop para Windows, consumindo a web API do Twilio, um serviço de comunicações em nuvem, com alcance global, baseadona arquitetura REST. As APIs do Twilio são a razão da empresa existir. O cliente paga pelo seu uso, recebendo em troca funcionalidades de VoIP, automação para Call-Centers (atendente virtual), gravação e registro de chamadas telefônicas, e também envio e recebimento de mensagens SMS para telefones celulares. Para os desenvolvedores, o Twilio disponibiliza bibliotecas para as principais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de apoio a decisão
  • IA E SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO
  • Sistema de apoio a decisão
  • Sistema de apoio e decisão
  • Sistemas de Apoio a Decisão
  • SAD- Sistema de Apoio a decisao
  • Sistema de apoio a decisão
  • Sistema de apoio à decisão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!