Questionário Interpretativo "Escritores da Liberdade"

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 27 de julho de 2014
Questionário Interpretativo sobre o filme “Escritores da Liberdade”.
1. Numere as colunas:
(1) Para ações da professora
(2) Para ações da diretora
(3) Para ações dos alunos

(1) Cobra responsabilidades pelas escolhas;
(3) Desperta a motivação;
(3) Passa a ler, pensar, escrever e mudar;
(1) Muda o espaço da sala de aula;
(1) Passa a incomodar a instituição escolar;
(2) Sente inveja;(1) Tem o casamento abalado;
(3) Disputas por marcar território;
(3) Apenas um sabia o que era holocausto;
(3) Resolve mudar de ares e dedicar-se à educação

2. O filme mostra a dedicação de uma professora por seus alunos. O grupo é formado por jovens de diferentes etnias. Demonstram intolerância e resistência à interação. Como ações coletivas de gangues podem afetar toda a sociedade?
R:Essas ações geralmente são geradas por vários meios. Tais como visão, religião, modo de pensar, e muitos outros que, muitas vezes não condiz com as normas sociais que devemos seguir. Quando participamos de uma ação social estamos fazendo parte da "massa" e pensando como a "massa" e muitas vezes esquecemos das consequências dos nossos atos... "é basicamente assim, se estou sozinho fico na minha, masse estou com a minha galera faço baderna de maneira inconsequente mesmo"...ou seja, uma gangue, uma religião, uma seita e etc, sempre vão defender suas ideologias mesmo que para isso interfiram nos direitos alheios e é aí que a sociedade é prejudicada.

3. A professora é vista como representante do domínio dos brancos. Os alunos a entendem como responsável por fazer com que eles se sujeitem àdominação dos valores dos brancos. Você acredita que no final houve uma superação das diferentes etnias? Explique.
R: Sim, acredito. Pois a professora mostrou a eles uma realidade de preconceito que havia acontecido com os judeus, que não precisaram ser negros para que fossem cometidas as injustiças com a vida deles. Esse assunto gerou interesse da parte dos alunos em estudar e saber mais a respeitoe acredito que isso os tenha ajudado muito para eles aprenderem que injustiça e preconceito acontecem com todos independentes de etnia, cor, ou religião.

4. A professora criou o projeto de leitura e escrita iniciado com o livro “O diário de Anne Frank”. Como isso ajudou Eva a falar a verdade no tribunal.
R: Porque ela já não estava mais pensando apenas em seu “grupo”, e sim pensando narealidade de justiça para todos independente de suas consequências. Ela agiu pensando na maneira correta de agir e não por influencia de seu círculo de amizades, como aconteceu no livro com a mulher que ajudou Anne Frank, que não pensou em sua etnia, e sim no que era correto e justo.

5. A partir da caricatura que um dos alunos fez para ridicularizar um colega, negro, ressaltando os lábios, ela começaa falar do holocausto. Erin consegue mostrar aos alunos que o preconceito afeta todos? Explique.
R: Sim, pois ela cita exemplos com o qual eles se identificam e através disso, eles tem interesse em falar sobre o assunto.

6. O filme acontece em 1994, dois anos depois dos acontecimentos que aterrorizaram a cidade de Los Angeles. Briga entre gangues rivais, disputa por espaço... O Brasilenfrenta graves problemas na educação. Você acha que os alunos brasileiros são semelhantes aos alunos do filme? Justifique.
R: Sim, pois com muita frequência ouvimos nos noticiários ocorrências de tiroteios entre gangues e também as vezes, com a polícia envolvida. Grande parte desses tiroteios são constituídos por jovens e adolescentes, e quando adultos, possivelmente são aqueles que pararam defrequentar escolas.

7. Uma pessoa pode fazer muita diferença na sociedade. Você conhece pessoas que se doam para melhorar a vida de outras? Cite um exemplo.
R: Sim. A minha professora Selma, de Português quando eu estudava o EJA, é um grande exemplo de uma pessoa que faz o trabalho com dedicação e amor. Quando eu tinha aulas, ela não procurava ensinar apenas as matérias da apostila ou que era o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questionário: escritores da liberdade
  • Questionário sobreo filme escritores da liberdade
  • Questionário interpretativo
  • escritores da liberdade
  • Escritores Da Liberdade
  • Escritores da liberdade
  • escritores da liberdade
  • Escritores da Liberdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!