Questionário – ilha do mel

Páginas: 7 (1640 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
Questionário – Ilha do mel

1- Dias - Segundo Dias (2003), um destino turístico pode ter um boom de procura de um
momento para outro, mas também pode entrar em decadência com a mesma velocidade. Enfatiza que o impacto do turismo sobre o meio-ambiente é inevitável, e o que se pretende é mantê-lo dentro de limites aceitáveis, para que não provoque modificações ambientais irreversíveis e nãoprejudique o prazer do visitante ao usufruto do lugar.
Krippendorf (1985) - manifestou-se contrário ao grande afluxo de pessoas aos recursos, alegando que “o turismo destruirá o turismo”.
Hetzer (1965) - argumentou que depois de terem arruinado o seu próprio ambiente, as pessoas que querem dispor de um ambiente natural, se aglomeram em outros locais para destruir o ambiente de outros, em suasfrenéticas tentativas de escapar, nem que seja por curto espaço de tempo, da pressão competitiva, poluição, crime e trabalho alienante (“corrida dos ratos”).

2- Sworbrooke (2000), a maioria dos analistas do turismo acredita que o governo tem o papel principal no desenvolvimento de formas mais sustentáveis de turismo, podendo organizá-lo valendo-se de uma diversidade de meios, como o fornecimento deinfraestrutura adequada, desenvolvimento de legislação coerente como na designação de áreas particulares para a proteção especial, fiscalização entre outros desempenhos e cuidados.

3- Na percepção de Krippendorf (1989), à medida que se instalam “facilidades” em locais
turísticos, estes passam a ser conhecidos e entram no “sonho” e na realização do desejo,
iniciando-se, assim, odesenvolvimento insustentável, pois são rompidas as formas de
manutenção do equilíbrio anterior, que foi exatamente o atrativo para as atividades turísticas.

4- Segundo Swarbrooke (2000), os órgãos do setor público podem fazer muito no sentido de tornar o turismo mais sustentável, mediante a legislação e a regulamentação. Porém, enquanto muitos governos nacionais tem políticas relativas à sustentabilidade eao turismo sustentável, até agora, poucos deles produziram uma legislação que as tornem realidade. Para este autor, a única legislação relevante que tende a existir é a que controla o desenvolvimento da construção em geral. Há, também, uma tendência para haver legislação sobre certas questões de impacto ambiental,como a poluição.

5- Entendem-se como unidades de conservação, todas as áreasprotegidas que possuem
regras próprias de uso e de manejo, com a finalidade própria de preservação e proteção de espécies vegetais ou animais, de tradições culturais, de belezas paisagísticas ou de fontes científicas, dependendo da categoria em que se enquadram (SCHENINI, 2004). É importante ressaltar a distinção entre áreas naturais protegidas e unidades de conservação. Áreas naturais protegidas sãotodas aquelas, assim determinadas por lei, como margens de rios, topos de morros, encostas íngremes, reservas legais das propriedades e também as unidades de conservação de diferentes categorias (MILANO, 2001). Já as unidades de conservação, segundo a Funatura (1989) podem ser definidas como “porções territoriais com características naturais de relevante valor, de domínio público ou propriedadesprivadas, legalmente instituídas, com objetivos e limites definidos, às quais se aplicam regimes especiais de administração e garantias de proteção”. Com a promulgação da Lei do SNUC (lei nº. 9.985 de 18 de julho de 2000) as unidades de conservação ficaram organizadas em dois grupos: as de proteção integral e as de uso sustentável. Na primeira categoria o objetivo básico é a proteção da natureza,admitindo-se o uso restrito dos recursos naturais (visitação, pesquisa científica e educação ambiental). Nas unidades de conservação de uso sustentável objetiva-se compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais (extrativismo, coleta e manejo ambiental).
A partir da existência de diversas categorias de manejo, a solução para os problemas de conservação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ilha do Mel
  • Projeto Ilha do Mel
  • Casal em lua de mel nas ilhas gregas
  • Geologia e Geomorfologia da Ilha do Mel
  • Terminal de Embarque para a Ilha do Mel via Pontal do Paraná
  • Planejamento Turístico Integrado para a Ilha do Mel
  • MEL O
  • Mel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!