Questionário do texto "o deus dos oprimidos"

Páginas: 4 (872 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2012
1)A realidade em que os profetas viviam era de grande desigualdade social onde poder e riqueza concentravam-se nas mãos de poucos enquanto a maioria da população tornava-se mais pobre, injustiçada eoprimida.
Acredito eu que a realidade que vivemos hoje não se difere muito do tempo dos profetas pois as desigualdades permanecem e a concentração de poder por uma minoria continua causandoinjustiças e desigualdades.
Quanto ao “Acordar” ainda não consigo dizer se de fato estamos acordando, há sim sinais do “Acordar”, mas acredito que a grande maioria deve ser despertada.

2)Os verdadeirosProfetas eram líderes comprometidos com sua vocação, dedicavam-se a denunciar as injustiças feitas contra o pobre, pregar misericórdia e a justiça em defesa dos oprimidos.
Os Falsos Profetas se ocupavamde pura religiosidade, estavam a serviço do Poder, eles representavam a Religião Oficial a qual era aliada e protegida do Estado.

3)Os Profetas denunciavam àqueles quais oprimiam os fracos, tambémàqueles que Sacralizavam e Justificavam a opressão, envolvendo-a na aura da aprovação Divina.
Os Profetas eram combatidos pelo poder estatal cujos representantes eram as autoridades, sendo acusadosde traição, denunciando sua pregação pregação como “Contrária aos interesses nacionais”, também eram combatidos pelos representantes da Religião Oficial por denunciarem suas práticas religiosas eacusavam os sacerdotes de enganarem o povo.

4)Entendo a Ambivalência da Religião como algo que tanto pode subjugar pessoas como também trazer liberdade dependendo de com qual propósito é utilizada equais interesses irá atender.
Acredito que a Ambivalência tem sim a ver com a história das “duas versões em cada Religião”,Religião dos Vencedores e a Religião dos Derrotados depende de quem se servedela e de quem ela serve.

5)A Religião é um Instrumento libertador muito importante para a vida agora e depois, é através Religião que as pessoas são conduzidas a Fé, a qual nos liga a Deus, nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Deus dos oprimidos
  • Resumo
  • Existência de deus
  • O fator Deus
  • Texto 2 O Labirinto de Deus
  • Questionário para exploração de texto
  • Questionario ii teorias do texto
  • questionario livro texto 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!