Questionário do livro Mentes Perigosas

Páginas: 13 (3179 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
Questionário do livro Mentes Perigosas

1) O que a autora do livro Mentes perigosas quis dizer com a frase “o psicopata mora ao lado”?
R. Ela quis mostrar que sempre somos sujeitos às práticas delituosas desses indivíduos e eles se encontram por todos os cantos. Podem ser nossos pais, irmãos, amigos, namoradas, enfim, qualquer pessoa que nos cerca pode ser um psicopata.

2) Qual a fábulaque Ana Beatriz Barbosa utiliza para ilustrar a natureza de um psicopata?
R. A fábula do sapo e do escorpião, onde o escorpião pede uma carona ao sapo para atravessar o rio e o sapo nega-lhe, sabendo que o escorpião era um bicho muito traiçoeiro, que quando chegasse à outra margem do rio ele o picaria. O escorpião argumenta dizendo que se ele fizesse isto, afundaria também, pois não sabia nadar. Osapo aceitou o pedido e ao chegar à outra margem, o escorpião o picou. Já afundando o sapo pergunta o porquê daquela crueldade. E o escorpião respondeu friamente:
- Porque essa é a minha natureza!

3) Qual o grande equívoco que cometemos ao idealizar um psicopata?
R. Imaginarmos que ele é um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvioscomportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar.

4) O livro discorre sobre que tipos de pessoas?
R. Pessoas frias, insensíveis, manipuladoras, perversas, transgressoras de regras sócias, impiedosas, imorais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão, culpa ou remorso.

5) Por que os psicopatas não costumam levantar suspeita sobre quem realmente são?
R. Porserem pessoas charmosas, eloquentes, “inteligentes”, envolventes e sedutores.

6) Quais os níveis de gravidade que possuem os psicopatas e descreva a diferença entre eles.
R. Os níveis são: leve, moderado e grave. Os primeiros se dedicam a trapacear, aplicar golpes e pequenos roubos, mas provavelmente não “sujarão as mãos de sangue” ou matarão suas vítimas. Já os últimos, botam verdadeiramentea “mão na massa”, com métodos cruéis sofisticados, e sentem um enorme prazer com seus atos brutais. Mas independente do grau de gravidade, todos, invariavelmente, deixam marcas de destruição por onde passam, sem piedade.

7) Quais as demais denominações que recebem os psicopatas?
R. Sociopatas, personalidades antissociais, psicopáticas, dissociais, amorais, entre outras.





8) Equal seria o mais adequado?
R. Alguns utilizam a palavra sociopata por pensarem que fatores sociais desfavoráveis sejam capazes de causar o problema. Outras correntes que acreditam que os fatores genéticos, biológicos e psicológicos estejam envolvidos na origem do transtorno adotam o termo psicopata. Por outro lado, também não é encontrado consenso entre instituições como a Associação dePsiquiatria Americana e a Organização Mundial de Saúde. A primeira utiliza o termo Transtorno da Personalidade Antissocial, já a segunda prefere Transtorno de Personalidade Dissocial.

9) Quais a vítimas prediletas dos psicopatas?
R. São pessoas mais sensíveis, mais puras de alma e de coração. São as pessoas “de bem”.

10) Segundo o professor Osvaldo, qual a definição de estar consciente e serconsciente?
R. Estar consciente é fazer uso da razão ou da capacidade de raciocinar e de processar os fatos que vivenciamos. É ser capaz de pensar e ter ciência das nossas ações físicas e mentais.
Já ser consciente, segundo ele, “não é um estado momentâneo em nossa existência. Ser consciente refere-se à nossa maneira de existir no mundo. Está relacionado as forma como conduzimos nossas vidas e,especialmente, às ligações emocionais que estabelecemos com as pessoas e as coisas no nosso dia a dia. Ser dotado de consciência é ser capaz de amar!”

11) Qual o principal sentido que está ausente nos psicopatas?
R. A falta de consciência nas relações interpessoais estabelecidas nos diversos ambientes do convívio humano (afetivo, profissional, familiar e social).

12) Qual o significado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questionario mentes perigosas
  • Resumo do livro mentes perigosas
  • Resenha: livros mentes perigosas
  • Livro mentes perigosas
  • Resenha do livro mentes perigosas
  • Resumo do livro Mentes Perigosas
  • livro mentes perigosas
  • Resumo do livro mentes perigosas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!