Questionário do livro: bock, a. m. b.; o; teixeira, m. l. t. psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia

Páginas: 4 (973 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Questões:
1ª Qual a relação entre o cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
R: Estes dois se correlacionam, pois ocotidiano é o conhecimento adquirido no dia-a-dia, por meio das experiências vividas, e também pode se dizer que é um conhecimento intuitivo, inconsciente. Já o cientifico é a investigação do conhecimentocotidiano, o afastando da realidade, para compreendê-lo melhor, utilizando alguns métodos como a experimentação. Por exemplo, ao fazermos um bolo, às vezes não sabemos as quantias corretas de cadaingrediente, o colocamos por simples intuição e o bolo fica “perfeito”, mesmo sem a receita exata, ou conhecimento gastronômico.

2ª. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo deconhecimento.
R: Senso comum é conhecimento do cotidiano, passado por gerações, que às vezes pode ser um habito ou tradição. Como por exemplo, quando alguém esta resfriado, a pessoa faz um chá quente de umadeterminada erva, ou toma uma “canja de galinha”, para amenizar os sintomas. Não o tem noção das propriedades medicinais do chá ou ate da “canja”. Mas mesmo assim sabe que isto ajuda.

3ª. Expliqueo que você entendeu por visão de mundo.
R: Quando se integra determinados conhecimentos ao senso comum, outros saberes, de varias áreas do conhecimento humano, que nos faz ter uma teoria simples eque nos dá uma visão de mundo. Quando por exemplo alguém vê uma pessoa magra, e a julga com um pré-conceito, com um comentário: “- que pessoa anoréxica!”. A denominamos, pelo simples fato de houver amistura do senso comum com termos de conhecimento cientifico, que às vezes não o sabemos o verdadeiro significado do termo ANOREXIA.

4ª. Cite alguns exemplos de conhecimento da Psicologiaapropriados pelo senso comum.
R: Há vários exemplos, como: “rapaz complexado, “menina histérica”, “fiquei em choque”! “tenho trauma disso”, “ficar neurótico”. Usamos esses termos, sem definir o verdadeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. São...
  • Livro: BOCK, A. M. Psicologias
  • Psicologia Ana M B Bock E Outros Psicologia Socio Historica
  • Síntese crítica do quinto capítulo da obra: bock, a. m.; et al. psicologias: uma introdução ao estudo de...
  • Livro "Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia"
  • Psicologia Angela M B Biaggio Psicologia Do Desenvolvimento
  • Resumo do livro Psicologia
  • Resenha do livro "Uma introdução ao Estudo da Psicologia"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!