Questionário de sociologia

Páginas: 19 (4607 palavras) Publicado: 27 de abril de 2012
SUMÁRIO


1 Alienação 4


2 Anomia 4


3 Antinomia 4


4 Capitalismo 5


5 Classe social 5


6 Comunismo 6


7 Controle social 7


8 Consciência coletiva 7


9 Costumes (mores) 7


10 Cultura 7


11 Cultura de massa 8


12 Estereótipo 8


13 Estratificação Social 8

13.1 A Estratificação Social Pode Ser Feita Através de: 10
13.2 Estratificação Segundo a Renda Familiar 11

14 Hábito(costumes) 12


15 Ideologia 12


16 Infraestrutura 13


17 Instituições Sociais (Organização social) 13


18 PADRÕES CULTURAIS 14


19 Papel Social 15


20 Sanções (sociais) 15


21 Sincretismo 15


22 Socialismo 15


23 Socialização 16


24 Status Social 17


25 Transculturação 17


26 Folkways (cultura popular) 17


Bibliografia 19










1 Alienação

CESSÃO DE BENS, TRANSFERÊNCIA DEDOMÍNIO DE ALGO, PERTURBAÇÃO MENTAL, NA QUAL SE REGISTRA UMA ANULAÇÃO DA PERSONALIDADE INDIVIDUAL, ARROMBAMENTO DE ESPÍRITO, LOUCURA. A PARTIR DESSES SIGNIFICADOS TRAÇAM ALGUMAS DIRETRIZES PARA MELHOR ANALISAR O QUE É A ALIENAÇÃO, E ASSIM BUSCAR ALGUNS MOTIVOS POR QUAIS AS PESSOAS SE ALIENAM. AINDA ASSIM, OS PROCESSOS ALIENANTES DA VIDA HUMANA FORAM TRATADOS DE MANEIRA ATEMPORAL, DEFRAUDADA, ABSTRAÍDODE PROCESSOS SÓCIO-ECONÔMICOS CONCRETO.


O suicídio, sendo um fenômeno que indica uma qualquer desordem mental, insere-se no quadro da alienação.


A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação. Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios.2 Anomia

É UM ESTADO DE FALTA DE OBJETIVOS E PERDA DE IDENTIDADE, PROVOCADO PELAS INTENSAS TRANSFORMAÇÕES OCORRENTES NO MUNDO SOCIAL MODERNO. A PARTIR DO SURGIMENTO DO CAPITALISMO, E DA TOMADA DA RAZÃO, COMO FORMA DE EXPLICAR O MUNDO, HÁ UM BRUSCO ROMPIMENTO COM VALORES TRADICIONAIS, FORTEMENTE LIGADOS À CONCEPÇÃO RELIGIOSA.


A Modernidade, com seus intensos processos demudança, não fornece novos valores que preencham os anteriores demolidos, ocasionando uma espécie de vazio de significado no cotidiano de muitos indivíduos. Há um sentimento de se "estar à deriva," participando inconscientemente dos processos coletivos/sociais: perda quase total da atuação consciente e da identidade.





3 Antinomia

DE UMA FORMA GERAL, ANTINOMIA DESIGNA UM CONFLITOENTRE DUAS IDÉIAS, PROPOSIÇÕES, ATITUDES, ETC.. FALA-SE, POR EXEMPLO, DE ANTINOMIA ENTRE FÉ E RAZÃO, ENTRE AMOR E DEVER, ENTRE MORAL E POLÍTICA. NUM SENTIDO MAIS RESTRITO, ANTINOMIA DESIGNA UM CONFLITO ENTRE DUAS LEIS.






Muitas vezes, usam-se as palavras paradoxo e antinomia como sinônimos ou então consideram-se as antinomias como uma classe especial de paradoxos: os resultantes deuma contradição entre duas proposições, em que cada uma delas é racionalmente defensável.


O termo antinomia é, por vezes, utilizado para designar um conflito entre duas proposições, ou entre as consequências que delas advêm. A antinomia de duas proposições difere da contrariedade. Duas proposições podem ser contrárias sem que constituam uma antinomia, no entanto, ela surge quando sepretende provar a validade de cada uma delas





4 Capitalismo

O CAPITALISMO É UM SISTEMA ECONÔMICO EM QUE OS MEIOS DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO SÃO DE PROPRIEDADE PRIVADA E COM FINS LUCRATIVOS; O TERMO CAPITALISMO FOI CRIADO E UTILIZADO POR SOCIALISTAS E ANARQUISTAS (KARL MARX, PROUDHON, SOMBART) NO FINAL DO SÉCULO XIX E NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PARA IDENTIFICAR O SISTEMAPOLÍTICO-ECONÔMICO EXISTENTE NA SOCIEDADE OCIDENTAL QUANDO SE REFERIAM A ELE EM SUAS CRÍTICAS, PORÉM, O NOME DADO PELOS IDEALIZADORES DO SISTEMA POLÍTICO-ECONÔMICO OCIDENTAL, OS BRITÂNICOS JOHN LOCKE E ADAM SMITH, DENTRE OUTROS, JÁ DESDE O INÍCIO DO SÉCULO XIX, É LIBERALISMO.


Organização social em que as atividades de produção e distribuição, obedecendo aos princípios da propriedade privada, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia
  • Questionário de sociologia
  • sociologia questionario
  • Questionario sociologia
  • Questionário Sociologia
  • Questionário Sociologia
  • Questionário de sociologia
  • Questionario de Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!