questionário de quimica

Páginas: 9 (2117 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A) O que é dispersão?
Dispersão, na química, é qualquer disseminação de uma substância ao longo de todo o volume de outra substância.
Uma dispersão é formada pela combinação de um dispergente com um disperso.

B) Como as dispersões se classificam?
De acordo com o tamanho das partículas dispersas, as dispersões se classificam em:
* Solução: quando as partículas dispersas têm até 1 nm dediâmetro. Não é possível ver as partículas dissolvidas nem com microscopia eletrônica, e a separação das substâncias (disperso e dispersante) é feita através da destilação. Ex.: água + sal.
* Colóide (ou dispersão coloidal): quando as partículas dispersas têm entre 1 nm e 1000 nm de diâmetro. São misturas que, a olho nu, aparentam ser homogêneas, mas na realidade não o são. Realizando umacentrifugação, é possível separar o disperso do dispersante. O primeiro vai para o fundo do recipiente. Ex.: sangue humano, fumaça, gelatina.
* Suspensão: quando as partículas dispersas têm mais de 1000 nm de diâmetro. É possível ver as partículas a olho nu. Geralmente usa-se a decantação ou filtração para separar as substâncias. Ex.: água + areia, água + terra, água + matéria orgânica do esgoto, ar + poeira.A ciência que estuda as suspensões é a sedimentologia e teve como grandes expoentes Hans Albert Einstein, Kalynski e Veiga da Cunha.

C) O que são soluções?
Solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanômetro (10 Angstroms). A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho nu e ao microscópio), por ser impossível separaro disperso do dispersante por processos físicos.
As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados dissolventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria.
É importante destacar que soluções gasosas são formadas apenas porsolvente e soluto gasosos.

D) O que é soluto e solvente?
Chama-se soluto à substância que pode ser dissolvida. Disperso é chamada a substância química que é "dispersada" no solvente, não tendo, portanto, solubilização completa. Encontra-se geralmente num estado físico diferente do solvente, o mais habitual é que se trate de um sólido contido numa solução líquida (sem que se forme uma segundafase). Por exemplo, o cloreto de sódio (sal de cozinha) pode ser dissolvido na água, ou seja, é um soluto.
A solubilidade de um composto químico depende em grande parte da sua polaridade. Em geral, os compostos iônicos e compostos moleculares polares são solúveis em solventes polares como a água e o etanol. Os compostos moleculares apolares dissolvem em solventes apolares como o hexano, o éter ou otetracloreto de carbono.
A partir do soluto, é possível saber qual o nível de saturação da substância (solvente). O soluto adicionado ao solvente torna-se uma solução. Uma palavra mais vulgar para designar uma mistura homogênea é solução. Quando juntamos açúcar á água, ele não desaparece, embora deixemos de o ver. Mesmo no microscópio não conseguimos distinguir o açúcar da água, ele ficadissolvido na água. O açúcar chamamos de soluto, e á água de solvente.

E) Em que tipo de solvente uma substância polar se dissolve? E uma substancia apolar?
*Os solventes polares são aqueles cujas moléculas constituintes apresentam regiões eletronicamente densas (assim, com maiores momentos dipolares e maiores constantes dielétricas), e que por isso têm facilidade em solvatar (criar uma camada sobre osoluto) quaisquer substâncias de características também polares.
Alguns dos solventes polares mais conhecidos são: a água (solvente universal), o etanol e o ácido acético. Entretanto, o etanol (álcool etílico) é muitas vezes considerado bipolar por dissolver com facilidade substâncias orgânicas apolares.
*Já na classe de solventes apolares está o hexano, benzeno e clorofórmio. Sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questionário de Quimica
  • Questionário de química
  • Questionario Quimica
  • Questionario quimica
  • Quimica questionario
  • Questionário Quimica
  • Questionarios Quimica
  • questionário de quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!