Questionário de fisiologia

Páginas: 20 (4879 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
EXERCÍCIO FISIOLOGIA

1) O que é bioeletricidade e quais as células excitáveis?

A Bioeletricidade ou Bioeletromagnetismo (algumas vezes também chamado de biomagnetismo) refere-se à voltagem estática de células biológicas e às correntes elétricas que fluem em tecidos vivos, tal como nervos e músculos, em conseqüência de potenciais de ação.
A existência de potenciais elétricos atravésdas membranas de todas as células do corpo é comprovada cientificamente, e algumas células como as do sistema nervoso (neurais) e as musculares são excitáveis, em outra palavras, são capazes de autogerar impulsos eletroquímicos em suas membranas.

2) O que é potencial de repouso da membrana e que mecanismos o mantém?

O potencial eletronegativo criado no interior da fibra nervosa devido àbomba de sódio e potássio é chamado potencial de repouso da membrana, ficando o exterior da membrana positivo e o interior negativo. Dizemos, então, que a membrana está polarizada.

Potencial de Repouso da membrana (PRM): Esse potencial tem sua origem em um mecanismo simples, de alternância entre o transporte ativo e o transporte passivo de pequenos íons. É causado pela distribuição desigual deíons carregados (carga positiva ou negativa) na membrana celular.

A célula nervosa (neurônio) mantém o potencial de repouso da membrana através da bomba de sódio e potássio, "expulsando" 3 Na+ e absorvendo 2K+. A parte externa da membrana fica carregada positivamente e parte interna negativamente.
Qdo há um estímulo eficiente p/ desparar um impulso nervoso, há abertura dos canais (passivo) desódio c/ a entrada deste íon na célula... Assim, há uma inversão localizada da polaridade da membrana (chamada despolarização _a parte interior fica positiva e a exterior negativa)... Este é o potencial de ação da membrana. Esse impulso se propaga pela membrana, provocando sucessivamente a abertura de um posterior canal de sódio. Á medida que ocorre a abertura de um posterior canal de sódio, oanterior se fecha, retornando a polarização inicial (repolarização).

O potencial de repouso da membrana desempenha papel central na excitabilidade das células nervosas e musculares, bem como em algumas outras respostas celulares, já que a modificação desse potencial (os chamados potenciais de ação) resulta em diversas alterações nas células vivas.

A membrana celular em repouso possui umadiferença de potencial de aproximadamente –70mV, o interior da célula é mais negativo em relação ao exterior. Essa diferença de potencial é conhecida como Potencial de Repouso da Membrana ou PRM, e é causado pela distribuição desigual de íons carregados (carga positiva ou negativa) na membrana celular. Quando há diferença de cargas através da membrana, considera-se que a membrana se encontra polarizada.As proteínas, os grupos fosfatos e outros nucleotídeos são carregados negativamente (anions) e mantidos no interior da célula, pois não podem ultrapassar a membrana celular. Essas moléculas atraem íons carregados positivamente (cátions) do líquido extracelular. Isso acarreta um acúmulo de carga positiva na superfície externa da membrana e uma carga negativa na superfície interna.

O potencial derepouso da membrana é mantido por dois fatores: a permeabilidade da membrana plasmática aos diferentes íons e a diferença de concentração iônica dos líquidos intra e extracelular. Tomamos como exemplo um neurônio, ele possui uma alta concentração de íons de potássio (K+) no seu interior e uma alta concentração de íons de sódio (Na+) no seu exterior. A permeabilidade da membrana neural ao potássio,sódio e outros íons é regulada pelas proteínas da membrana, que funcionam como canais reguladores.

3) O que é potencial de ação? Descreva suas fases baseado na permeabilidade a íons pela membrana.

Potencial de Ação: É uma variação brusca do potencial de membrana , provocada por estímulos externos.
Potencial de ação é uma despolarização rápida e substancial da membrana do neurônio....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questionário fisiologia
  • FISIOLOGIA QUESTIONARIO
  • Questionário de Fisiologia
  • Questionário de Fisiologia do Exercício
  • questionario de fisiologia estacio
  • Questionário de anatomia e fisiologia comparadas
  • questionário fisiologia do exercício
  • Questionario de Fisiologia Cardiovascular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!