Questionário de Filosofia

Páginas: 45 (11065 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
‘
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FILOSÓFICO
- Avaliação Múltipla Final –

As questões respondidas de acordo com os textos disponíveis no portal deverão ser entregues, manuscritas, no dia:
- Turma 21M: 23 de outubro
- Turma 22M: 23 de outubro
- Turma 11N: 19 de outubro
- Turma 21N: 23 de outubro
- Turma 22N: 18 de outubro
A atividade vale 6 pontos e será recebida somente na data determinada.Responda:
1. Que quer dizer a palavra filosofia? Que sentido lhe deu Pitágoras?
De origem grega, a palavra filosofia significa amigo da sabedoria (philos = amigo e Sophia = conhecimento). A palavra filosofia é utilizada pela primeira vez por Pitágoras, por volta do século VI a.C., quando se dá a passagem do mundo mítico para a consciência racional. Nesta época, surgem os primeiros sábios(sophos, em grego), principalmente nas cidades jônicas que estabeleceram relações comerciais com o Oriente. Pitágoras celebrizou-se entre os “sábios” da Grécia que julgou a expressão imprópria e presunçosa e preferiu denominar-se “filósofo”, e não “sábio”, isto é, “devotado à sabedoria”.
2. Que significa afirmar que a Filosofia é grega?
Houve um longo processo para que a capacidade reflexiva dohomem chegasse ao ponto de ser chamada de filosofia. E isso só aconteceu na Grécia, por volta do final do século VII e início do século VI a.C, nas colônias gregas da Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Jônia), com Tales na cidade de Mileto, daí o primeiro filósofo ser conhecido como Tales de Mileto. O pensar, antes desse período, ainda era envolto em mitos ereligiosidade, o que dificultava a racionalidade específica da filosofia (Santos, 2001).
A filosofia tem uma história de mais de dois mil e quinhentos anos. Foi na Grécia Antiga que esta ciência surgiu e tomou as primeiras proporções. Embora vivessem em cidades-nações distintas e rivais entre si, os gregos conseguiram desenvolver uma comunidade única de língua, religião e cultura, que foi responsávelpelo grande avanço da ciência na Idade Antiga. A genialidade grega foi responsável pelo avanço de diversas áreas do conhecimento, como artes, literatura, música e filosofia.
3. Como surgiu a Filosofia?
A filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas paraelas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza, os acontecimentos humanos e as ações dos seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma. (2005, p.25). Em suma, A filosofia antiga surgiu historicamente nas antigas colônias gregas da Ásia Menor no século VI a.C. Os primeirosfilósofos substituíram as narrações mítico-religiosas do cosmos, por explicações racionais, partindo de um conjunto de idéias que farão parte da tradição filosófica. Já a moderna nasce no século VI com a crise da polis, com Sócrates. Surge com uma linguagem típica da polis. Há um início da polis declinante e não é exclusivo que há um fim com a linguagem tradicional.
4. Qual a diferença entre mito eFilosofia?
O mito é um relato que oferece uma explicação definitiva; o mito não precisa de justificativa. Ao contrário, é o mito que justifica uma sociedade, uma cultura, um costume. A filosofia é uma narrativa que não oferece uma explicação definitiva, já que a discussão é própria da filosofia. Existem sistemas filosóficos que se pretendiam definitivos; que pretendiam oferecer uma explicaçãodefinitiva da realidade. Talvez seja por isso que quase se transformaram em seitas.
Outro aspecto é que a filosofia sempre precisa se justificar. O próprio ato de filosofar já implica a apresentação de uma justificativa daquilo que vai ser dito. Por ser um processo baseado na experiência e/ou no raciocínio lógico, a filosofia sempre está sujeita a criticas.
5. Que condições históricas permitiram o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questionário de Filosofia
  • questionario de filosofia
  • Questionário filosofia
  • questionário filosofia
  • Questionário Filosofia
  • questionario de filosofia
  • questionário de filosofia
  • Filosofia questionário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!