QUESTINARIO DE AIA

2907 palavras 12 páginas
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

1) Dê o conceito de Meio Ambiente? Segundo a legislação CONAMA 6938 é o conjunto de condições, leis influências e interações de ordem física, química e biológica considerando fatores bióticos, abióticos e natural. que abriga e rege a vida em suas múltiplas formas.
2) O que é poluição? É qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante de atividade humanas que direta ou indiretamente seja nociva ou ofensiva á saúde, à segurança e ao bem–estar das populações, crie condições inadequadas de uso do meio ambiente, para fins domésticos, agropecuários, industriais, públicos, comerciais, recreativos e estéticos, ocasione danos à fauna, à flora, ao equilíbrio ecológico e às propriedades, não esteja em harmonia com os arredores naturais.
3) Defina o que seja um impacto positivo? É aquele que não está ligado a algo nocivo, onde o homem intervém na natureza melhorando as condições humanas vem sempre como medidas compensatória.
4) O que é degradação ambiental? Perturbação ao meio ambiente causada por ação antrópica, com efeito de alteração negativa ao equilíbrio do sistema.
5) Quais os efeitos da degradação ambiental? Reversível: exemplo poluição moderada na Baía de Guanabara ou Irreversível: exemplo um lago que vira pântano.
6) O que é Resiliência? É a capacidade do meio ambiente se recuperar de uma perturbação causada por um fator externo (ação antrópica ou natural).
7) O que é Aspecto Ambiental? Elemento das atividades, produtos ou serviços que pode interagir com o meio ambiente. Exemplo: posto de gasolina (ação humana) – gasolina (aspecto ambiental) – geração de poluição atmosférica (impacto ambiental).
8) O que são processos ambientais? São fluxos de energia e matéria, teias de relações intra e interespecíficas, ou seja, os processos que ocorrem na natureza. São importantes no estudo de impactos ambientais, é necessário conhecer

Relacionados