Questinário sobre Aristóteles

Páginas: 10 (2271 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
Questões referentes ao Texto sobre Aristóteles

1)Aristóteles indica que há uma diferença fundamental entre as ciências “teóricas” e as ciências “práticas”. Qual é o objetivo de cada uma delas?
As ciências teóricas buscam, a partir de seu desenvolvimento, o conhecimento em si. Já as ciências práticas são estudadas visando os benefícios que se obtém delas.

2)Qual é a diferença entre asciências?
A diferença fundamental entre tais modalidades de conhecimento está em seu método e nas faculdades intelectuais que empregam, bem como no que se refere a seus objetos e finalidade.

3)Quais são os objetos da ciência teórica?
São as coisas não sujeitas a mudança, ou coisas cujo princípio de mudança reside em si mesmas. O método da ciência teórica é a análise dos princípios ou causasdessas coisas; seu objetivo é o conhecimento demonstrativo; e sua faculdade é a porção científica ou racional da alma.

4)Quais são os objetos da ciência prática?
Essa se preocupa apenas com o homem, ou com o homem em sua capacidade como um ser autoconsciente, ou uma fonte de “ação” (práxis), pois na medida em que depende da vontade humana, a ação humana é essencialmente sujeita a mudanças. Afinalidade da ciência prática é o aprimoramento da ação; sua faculdade apropriada é o segmento racional ou prático da alma, ou o que Aristóteles denomina “sabedoria prática” ou “prudência” (phronesis).
Quanto ao método das ciências práticas, Aristóteles parece entende-lo como uma modalidade de análise concebida menos para descobrir os princípios ou causas do que para que é necessário paraarticular os fenômenos da ação humana- em grande parte, por meio de um exame dialético e refinamento das opiniões dos homens a respeito desses fenômenos.

5)Aristóteles recorre frequentemente à argumentação dialética. O que isso pode revelar?
Isso revela uma afinidade de espírito com o diálogo platônico. Aristóteles localiza o ponto de partida adequado para a filosofia política na língua e opiniõesdos homens comuns.

6)Aristóteles insiste em não procurar a mesma precisão na esfera prática ou política que se busca nas ciências teóricas. Por quê?
Pois ele acredita que as coisas humanas são inerentemente variáveis, e abordá-las dentro do espírito do físico ou do matemático que procuram descobrir leis universais é distorcer a essência dos fenômenos relevantes.

7)Qual deve ser apreocupação central da ciência prática?
A apresentação de seu assunto de uma forma que mobilize as opiniões e afete o comportamento dos homens políticos comuns.

8)O que é possível depreender da abordagem de Aristóteles sobre a filosofia política teórica?
Um prenúncio da distinção moderna entre natureza como o reino da necessidade e assuntos humanos como o reino da história ou da liberdade.9)Na teoria o filósofo distingue entre o natural e as coisas humanas. Contudo, na mesma, em si, essa distinção é imprecisa, porque o homem continua a ser, para Aristóteles, com proeminência, uma parte da natureza. Como essa última afirmação pode ser justificada?
Porque possui uma “natureza” que exibe regularidades significativas em meio ao fluxo das coisas humanas.

10)Que abordagem maisprofunda é feita por Aristóteles em “Ética a Nicômano”?
No livro ele indica que a ciência prática é, em certo sentido, coextensiva tanto com a ciência política como com a prudência.

11)Diante do exposto na questão anterior, quais são os três ramos que a ciência prática ou política tem?
A ética, ou a ciência do caráter, a economia, ou a ciência da administração do lar, e a ciência política nosentido mais restrito e familiar, a ciência de governar a comunidade política.

12)Qual é a frase da “Ética a Nicômano” que reflete a preocupação do autor em estabelecer o âmbito e a dignidade da ciência política?
“Toda arte e toda investigação, assim como toda ação e toda escolha, têm em mira um bem qualquer; e por isso foi dito, com muito acerto, que o bem é aquilo a que todas as coisas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questinario sobre o kula (antropologia)
  • sobre aristoteles
  • O que é política e sobre Aristóteles e sobre democracia
  • Resenha sobre a metafísica de aristóteles
  • Sobre Heráclito e Aristóteles
  • Filosofia sobre Platão e Aristóteles
  • ARISTÓTELES. Sobre a alma. Fichamento.
  • Resumo sobre aristoteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!