Quest o tnica Nicaragua

532 palavras 3 páginas
Questão Étnica Ícaro
A República da Nicarágua possui, segundo o Censo de 2005, 5.142.098 habitantes, sendo que desse número, 12% dos habitantes fazem parte da área correspondente à Região da Costa Atlântica da Nicarágua (620.649 habitantes, divididos em duas regiões autônomas: Região Autônoma do Atlântico Sul e Região Autônoma do Atlântico Norte). Tal região compõe 50% do território nacional e possui maior diversidade étnica da Nicarágua. Mesmo possuindo um número considerável de pessoas e povos que não se identificam como “mestiços”, a Nicarágua se considera um país majoritariamente mestiço ou indo-hispânico, marginalizando todos estes povos, presentes em sua maioria na Região da Costa Atlântica, da sua independência até os dias atuais.
El Reino de la Mosquitia, ou Costa do Mosquito, como a região era chamada, passou a fazer parte da República Nicarágua apenas em 1894, 21 anos após sua independência, antes era um protetorado Britânico. Hoje, a Costa do Atlântico é habitada por seis grupos étnico/raciais: três grupos indígenas (Miskitos, Mayagnas e Ramas), dois grupos de descendência africana (Os Creoles e Garifunas) e os mestiços que foram para a Costa depois que a região foi integrada à Nicaragua. Nunca houve uma total integração desses povos na vida política, econômica e sociocultural à Nicarágua tanto por causa da posição geográfica do território Costenho, que é afastada dos demais Departamentos (a Nicarágua é dividida em 15 departamentos e as 2 regiões autônomas) quanto pela questão da língua, da cultura e das identidades coletivas serem bem diferentes da cultura indo-hispânica.
Em 1987 foi aprovada a lei que reconhecia as Regiones Autónomas del Atlántico Sur (RAAS) y del Atlántico Norte (RAAN) como regiões autônomas. Tal medida, foi a saída do governo Sandinista para tentar atender as reivindicações das demandas dos povos negros e indígenas naquela época, porém, mesmo depois da conquista da autonomia perante o Estado, a região passa até hoje por muitas

Relacionados