Quest O Para Prova CEDERJ AP2 PDF 1

736 palavras 3 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

 Exercícios de Fixação para a AP2

1) Na Grécia Antiga o tempo livre era visto como um princípio de vida que poderia permitir o total alcance do desenvolvimento humano e que possibilitava o crescimento espiritual dos indivíduos por meio, essencialmente, da contemplação e onde, inclusive, sequer a participação política, tão valorizada por essa sociedade, não poderia atrapalhar tal costume (o da contemplação). Todavia, ao longo da Idade Média, os valores tão primados pelos gregos em torno do tempo livre passam a ser terminante negado aos indivíduos. Nesse sentido, faça um resgate histórico acerca da “retomada” da importância ao Tempo Livre, ressaltando, desse modo, o surgimento do lazer e os consequentes fatores que o levaram a uma prática efetiva por parte dos indivíduos.

2) Com a ascensão do Puritanismo e das ideias Reformistas, essencialmente, com a
Reforma Protestante, o trabalho começa a se configurar e/ou a aparecer como um elemento fundamental para a humanidade sendo, em suma, a base da vida do indivíduo.
Nesse sentido, o não trabalho pautado e/ou sustentado por um aparato religioso, passa a ser visto como um dos maiores pecados ao qual o individuo pode se submeter. Não sendo incomuns frases que depreciam o não trabalho e enaltece o trabalho, tais como:
“O trabalho enobrece o homem, o ócio não”, “Deus ajuda quem cedo madruga”, dentre outras. Ou seja, a ideia de “tempo livre” ou mesmo o direito ao “ócio” é terminantemente negado. Todavia, mais recentemente, especificamente, a partir da
Revolução Industrial, há uma gradativa inversão, por parte principalmente dos capitalistas, quanto ao negativismo existente em relação ao “não trabalho” e uma consequente luta e fortalecimento a existência do tempo livre.
A partir do exposto acima, componha sua resposta de modo a fortalecer a importância do Tempo Livre e/ou

Relacionados