QUEST O DISSERTATIVA PARASITOLOGIA

991 palavras 4 páginas
QUESTÃO DISSERTATIVA

A esquistossomose mansônica ou intestinal, também conhecida como “barriga d’água”, mal de Pirajá da Silva, doença dos caramujos, xistose ou bilharziose, tem, por agente etiológico, o Schistosoma mansoni (S. mansoni), um helminto trematódeo. Descreva a forma de evolução, ciclo evolutivo e manifestações clínicas deste parasita. A figura acima ilustra o ciclo reprodutivo do parasita

Conhecido como xistose, a barriga d’água, mal do caramujo.
FORMAS EVOLUTIVAS
a) No hospedeiro definitivo (homem)
- Vermes adultos – machos e fêmeas.
Os machos de S. mansoni medem cerca de 1cm e sua cor é branca, apresentando um tegumento (revestimento externo do verme) recoberto de minúsculas projeções denominadas tubérculos. Em seu corpo, existe uma estrutura denominada canal ginecóforo, que corresponde a dobras das laterais do corpo no sentido longitudinal e se destina a albergar a fêmea e fecundá-la.
As fêmeas do verme são mais delgadas e maiores do que os machos (medem cerca de 1,5cm). Possuem cor escura, devido ao ceco com sangue digerido e tegumento liso. Vivem dentro do canal ginecóforo dos machos.
- Ovos - são as formas que apresentam poder infectante para o planorbídeo, pois são eliminados pelas fezes de um indivíduo parasitado.
Os ovos do S. mansoni medem cerca de 150μm de comprimento por 60 de largura e possuem uma forma característica, com uma espícula lateral próxima à extremidade posterior. Têm, em seu interior, um embrião formado, denominado miracídio. No meio exterior, os ovos mantêm-se vivos 2 a 5 dias na massa fecal sólida, mas em fezes líquidas sobrevivem apenas um dia. No meio externo, a libertação do miracídio só se dá quando o ovo atinge a água, a qual irá promover choque osmótico no mesmo e liberação do embrião.
- Esquistossômulos – são as únicas formas larvárias que ocorrem no homem. Estes, se originam a partir de cercárias que penetraram pela pele e, no sistema porta do homem irão completar seu desenvolvimento, evoluindo para verme adulto.

Relacionados