QUEST O DE APRENDIZAGEM O Sistema Avaliativo por Compet ncia

1023 palavras 5 páginas
QUESTÃO DE APRENDIZAGEM

O Sistema Avaliativo por Competência, na preceptoria, pode favorecer a construção de uma aprendizagem significativa, pois contempla instrumentos da avaliação somativa e formativa.

Inicialmente, entendo que essa não é uma questão, e sim uma afirmativa. Por esse motivo, retirei a interrogação do final da frase e justifico a minha ideia trabalhando, inicialmente, o significado de competência.

Apesar de não haver um consenso entre teóricos, tomo como referência uma definição mais genérica, como a usada por Perrenoud (1999) que, em seus estudos sobre uma competência, diz que a mesma traduz-se na capacidade de agir eficazmente perante um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem se limitar a eles. Já Roldão (2002), afirma que se trata de um saber em uso que exige integração e mobilização de conhecimentos, processos e predisposições que, ao incorporarem-se uns nos outros, vão permitir ao sujeito fazer, pensar, apreciar. Em suma, refere-se aos elementos que passam a constituir o conceito, ou seja, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do indivíduo.

Uma abordagem educacional por competências estimula a considerar os saberes pré-existentes como recursos a serem mobilizados e trabalhar com estes por meio de problemas, criando e/ou utilizando novas metodologias de ensino/aprendizagem, a negociar e a desenvolver projetos com os alunos, a incentivar o improviso, a caminhar no sentido de uma maior integração disciplinar, na direção do desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar. Uma abordagem por competências muda os ofícios dos seus intervenientes, ou seja, muda o ministério do aluno e do professor. O aluno terá que se envolver, terá que se entusiasmar com as aprendizagens a realizar. O docente, por sua vez, transforma-se num fiador de saberes, num organizador de aprendizagens, num incentivador de projetos, num gestor da heterogeneidade, num regulador de percursos formativos (Perrenoud, 2001, 2005).
Em outras

Relacionados

  • As Relacoes Entre Inteligencia Emocional e Bem estar no Trabalho
    39677 palavras | 159 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Satisfação dos usuários do sistema de transporte da cidade de florianópolis: uma pesquisa científica no campo do comportamento do consumidor
    62698 palavras | 251 páginas