quest unid1 ciencias sociais

2982 palavras 12 páginas
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos

mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
A Sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere as afirmativas a seguir:
I - A Sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo de industrialização.
II - A Sociologia surge de um movimento de ruptura com os métodos utilizados pelas ciências naturais e procurou compreender as permanências dos valores feudais na sociedade contemporânea.
III - A Sociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade.
A Sociologia surgiu como reconhecimento da teologia como força explicativa dos problemas sociais como a miserabilidade nas áreas urbanas.
Estão corretas as afirmativas:

Resposta Selecionada:
a.
I e III

Respostas:
a.
I e III

b.
II e III

c.
II e IV

d.
I, II e IV

e.
I, III e IV

Feedback da resposta:
Somente as afirmativas I e III estão corretas. A Sociologia surgiu em decorrência da Revolução Industrial para compreender os problemas sociais gerados pela afirmação do capitalismo. A Sociologia não procura compreender a sociedade feudal, e sim a sociedade moderna, tendo como referência o racionalismo e cientificismo e como forma de se opor a teologia como fonte de explicação dos problemas sociais.

Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos

mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan;

Relacionados