Quest Es Toyotismo

782 palavras 4 páginas
Questões
3 - Quais são os elementos mais importantes do Toyotismo?
R: Um dos elementos de maior destaque dentro do modelo toyotista é o chamado Just-in-time (na hora certa). Foi inserido, pela primeira vez, na Toyota japonesa, em meados da década de 70 por Taichii Ohno. Surgiu da necessidade de criar uma alternativa aos poucos espaços para armazenar estoques, sejam eles matérias-primas, peças intermediárias ao processo produtivo ou mercadorias já produzidas, e da escassez de recursos para manter a produção parada. Consiste em detectar a demanda e a produção de bens em função da necessidade específica, ao contrário do fordismo. Assim, toda demanda tem que ser produzida após ter sido efetivada sua venda, mantendo um fluxo de produção contínuo. Para isso criam-se os sistemas visuais de informação, Kanban, através deles é possível informar a quantidade de peças necessárias para o dia.
Principais Características do Toyotismo:
Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa.
Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente, A produção deve ser ajustada a demanda do mercado.
Uso de Controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.
Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.
Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos as exigências dos clientes.
4 - Compare os modelos Fordistas e Toyotista. Em sua opinião qual seria mais indicado na empresa que você trabalha (ou ultima empresa que trabalhou)?
R: Criado por Henry Ford em 1993, o Fordismo aposta numa nova proposta de produção, não mais baseada no trabalho artesanal,

Especializado e lento, mas baseado no

Relacionados

  • Empresarial
    12284 palavras | 50 páginas
  • o que e torna possivel a educação
    5767 palavras | 24 páginas
  • Políticas públicas de formação e certificação profissional no brasil
    42894 palavras | 172 páginas
  • O USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS E OS IMPACTOS NA ROTINA PROFISSIONAL E PESSOAL DOS GESTORES DO SETOR DE COMUNICAÇÃO DA GRANDE VITÓRIA
    19963 palavras | 80 páginas
  • Politica de esporte para juventude brasileira
    21581 palavras | 87 páginas