Quest Es Sobre O Texto TAD An Lise De Pr Ticas1

5715 palavras 23 páginas
ESTUDO DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
1. Em que sentido o adjetivo antropológico é usado para denominar a abordagem teórica do estudo da matemática proposta por Yves Chevallard? Em que sentido a abordagem proposta concorda com a visão usual de cultura escolar instituída nas práticas e nos saberes predominantes no ensino clássico da Matemática?
A teoria Antropológica do Didático situa a atividade matemática dentro do conjunto de atividades humanas e das instituições sociais.

2. O que significa dizer que a Teoria Antropológica do Didático situa a atividade matemática no contexto amplo das atividades das instituições sociais? Isto significa dizer que toda instituição social é também instituição que faz matemática?

3. Como se relaciona a atividade matemática a com a “atividade de estudo da matemática? O que significa fazer matemática, realizar uma atividade matemática ou trabalhar com modelos matemáticos?
4. Qual é a postura epistemológica destacada no quadro teórico proposto por Chevallard, que leva a atravessar e ignorar certas fronteiras institucionais? Exemplifique essas mencionadas fronteiras, tomando como referência a educação matemática escolar.
5. Ao apresentar os princípios fundamentais da TAD, Chevallard concorda ou discorda da versão mais difundida do que é chama de “culturalmente correto”?
O postulado básico da TAD é contrário a esta visão particular do mundo social: se admite, por definição, que toda atividade humana regularmente realizada pode descrever-se como um modelo único, que se resume aqui com a palavra praxeologia.”
Como conseqüência deste postulado, temos que fazer, estudar ou ensinar matemática enquanto ações humanas, que podem ser descritas segundo um modelo praxeológico. Tomando por princípio que toda atividade humana consiste em realizar uma tarefa t de um certo tipo T, por meio de uma certa técnica τ, justificada por uma tecnologia θ, que permite ao mesmo tempo refletir sobre a técnica, por vezes a produzir, e por sua vez é

Relacionados