Quest es referentes ao Cap tulo 1 do texto josep

878 palavras 4 páginas
SOCIOLOGIA GERAL
Questões referentes ao Capítulo 1 do texto

1. “A sociologia é uma ciência que estuda as relações sociais.” Assim, conceituar “relação social”, caracterizar as relações sociais no domínio humano e identificar o tipo de relação social pelo qual especialmente a sociologia se interessa.
Relação Social é a definição de como identificamos as interações entre os indivíduos na sociedade. Essa interação é dinâmica e acontece em diversos agrupamentos que são objetos de estudo da Sociologia. No domínio humano essas relações sociais advindas das interações são responsáveis por produzirem cultura na sociedade, além de modificar o ambiente por meio de suas ações. Então a Sociologia cabe o estudo das estruturas sociais, do comportamento social e as variações das sociedades, suas formas e seus fatores.

2. Comentar: “O objeto de estudo da sociologia é conhecido, mas a forma de estudá-lo pode não ser.”
Como o objeto de estudo da sociologia é a sociedade e as relações sociais e que as mesmas vivem em constante evolução, muito embora haja teorias acerca da ciclicidade da história, a forma de estudá-las encontra barreiras temporais e culturais, que impedem que uma definição (regra; lei) seja dada como resultado, já que amanhã essa observação pode refletir outro resultado.

3. Encontramos “teoria sociológica”, mas não “lei sociológica”. O que é uma teoria científica? O que impede a sociologia de estabelecer leis da evolução social?
Teoria cientifica é a definição daquilo que através do estudo aplicado aos fenômenos que se desenvolvem no mundo concreto estabelece leis e regras que podem ser observadas e aplicadas tendo como resultado uma constante que possa ser verificável. ;
Nesse sentido como verifiquei anteriormente, a Sociologia não consegue estabelecer leis dentro de sua ciência, devido principalmente a três aspectos: a) A história não está toda registrada para podermos verificar em seu ciclo se está havendo uma repetição ou não; b) Não há comprovação da

Relacionados