Quest Es Para Revis O Controle Do Crescimento Bacteriano

605 palavras 3 páginas
Questões para revisão Controle do crescimento bacteriano.
1. A esterilização é um processo que promove a morte de todos os organismos. A aplicação de calor corresponde ao método mais amplamente utilizado para a esterilização. A temperatura de esterilização pelo calor é selecionada de modo a eliminar do material, os organismos mais resistentes ao calor, geralmente endósporos bacterianos. Na esterilização rotineira, utiliza-se uma autoclave, esse procedimento permite a aplicação do vapor quente sob pressão, em temperatura acima do ponto de ebulição da água. A pasteurização mata a maioria dos microrganismos patogênicos, reduz a carga microbiana e o crescimento de microrganismos deteriorantes, aumentando acentuadamente o tempo de prateleira (validade). Responda:
a) por que o calor é um agente eficaz de esterilização?
b) quais os métodos utilizados para esterilizar materiais que podem conter endósporos bacterianos?
c) o que é pasteurização?
2. Qual a diferença entre esterilização e desinfecção?
3. Se a pasteurização não atinge a esterilização, porque o alimento é tratado por pasteurização?
4. O tempo de morte térmica para uma suspensão de endósporos de Bacillus subtilis é de 30 minutos em calor seco e menos de 10 minutos em uma autoclave. Que tipo de calor e mais efetivo? Por quê?
5. O efeito antimicrobiano da radiação ultravioleta é devido a _____________________________, e o efeito antimicrobiano da radiação gama é devido a_________________________________.
6. Preencha a seguinte tabela:

Método de esterilização
Temperatura
Tempo
Tipo de Calor
Uso preferencial
Tipos de ações
Autoclave

Forno Pasteur

Fervura

Pasteurização

6. Como os sais e açúcares conservam os alimentos? Por que esses são considerados métodos físicos em vez de métodos químicos de controle microbiano. Cite um alimento que é conservado com açúcar e um conservado com sal.
7. Liste cinco fatores a considerar antes de selecionar um desinfetante.
8. Forneça o mecanismo de ação e

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas