QUEST ES GEOPOL TICAS ATUAIS ORIENTE M DIO

756 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

QUESTÕES GEOPOLÍTICAS ATUAIS – ORIENTE MÉDIO

SÃO PAULO – SP
2015
QUESTÕES RESPONDIDAS

1- Quais são e como se formaram os estados pertencentes ao Oriente Médio?
A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente Asiático, conhecida como Ásia Ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes. É composta por 15 países Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emerados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Israel, Omã, Síria, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano e Turquia.
2- Quais os reflexos dessa formação nos dias atuais?
A região que compõe essa formação hoje é considerada umas das mais conflituosas do mundo, conflitos relacionados à posição geográfica, condições naturais de cada país, a presença de recursos no subsolo (petróleo), conflitos entre israelenses, árabes e palestinos.
3- Qual é a principal rivalidade na região?
Os interesses religiosos, pois cada religião tem um movimento que faz parte da sua história dentro da região e isso traz à tona a briga por interesses sendo que estas regiões ficam no mesmo espaço. Dentre os diversos conflitos do Oriente Médio, os que possuem maior potencial de gerar ameaças estão relacionados com a rivalidade histórica entre Irã e Arábia Saudita. Ela é parte da rixa que opõem Sunitas e Xiitas há séculos na região.
4- Como as potências mundiais se posicionam frente a este confronto?
Posicionam-se a favor dos que podem trazer algum beneficio econômico para o país, sendo contra os países que “atrapalham e desfavorecem” estes benefícios.

5- Quais as principais e fundamentais nações nesse jogo geopolítico?
Os EUA e o Reino Unido, com uma guerra contra o Iraque, e também a ONU que “tenta” apaziguar as relações de conflito. Em 2001, no dia 11 de setembro, os Estados Unidos sofreram ataques terroristas, desse

Relacionados