Quest Es De Vestibular Caule E Raiz Com Gabarito Recuperado

690 palavras 3 páginas
Questões de Vestibular Raiz e Caule

1. O caule é um dos órgãos presentes nos vegetais superiores. Com relação a esse órgão, responda:

a) Quais as funções principais? b) Qual o tipo habitual de caule do pinheiro­do­paraná? c) O colmo é um tipo de caule presente na cana­de­açúcar e no bambu. Como se caracteriza esse tipo de caule?

a)
Sustentação de folhas, flores e frutos e condução de seiva.
b)
O pinheiro­do­paraná é uma gimnosperma, seu caule é do tipo tronco.
c)
Colmo é um tipo de caule aéreo, não ramificado, dividido em gomos.

2. O corpo dos vegetais superiores é composto por dois conjuntos básicos de estruturas: vegetativas e reprodutivas.
Enquanto as estruturas vegetativas garantem a manutenção do indivíduo como uma unidade dentro da população, as estruturas reprodutivas são responsáveis pela propagação deste indivíduo e pela conseqüente manutenção do estoque genético da espécie. No que se refere às estruturas vegetativas, resolva os itens a seguir:

a) Quais as funções do caule e da raiz na planta? Cite pelo menos duas funções de cada órgão. b) Quais as características morfológicas (ou fisiológicas) de cada um desses órgãos? Cite pelo menos duas características de cada um. c) Normalmente, os caules e as raízes desenvolvem­se, respectivamente, acima e abaixo do solo. Acontece que determinadas plantas apresentam um padrão de crescimento um tanto quanto diferente. Cite dois exemplos de caules subterrâneos e dois exemplos de raízes aéreas.

a) As raízes fixam a planta ao solo (ou outro substrato qualquer), absorvem e conduzem água e sais minerais e atuam, por vezes, no armazenamento de reservas nutritivas. O caule sustenta às folhas, flores e frutos e realiza a condução da seiva inorgânica para as regiões fotossintetizantes e da seiva orgânica para todas as demais partes da planta, podendo, ainda, acumular reserva nutritiva e água e atuar na propagação vegetativa (reprodução

Relacionados