Quest Es De Instrumentiza O Cientifica

304 palavras 2 páginas
1- A preocupação central da reflexão filosófica no século XVII era ter que mudar a linha de inteligibilidade aristotelista, linha de pensamento instaurada como padrão até o momento, o que se fez necessário não só o conhecimento da metafísica, mas principalmente a teoria do conhecimento.
2- O principal problema do conhecimento colocado pelos pensadores do século XVII era a busca pela verdade absoluta e inabalável.
3- A dúvida metódica para Descartes foi a dúvida levada ao extremo para se extrair uma verdade incontestável, uma primeira verdade.
4- As três realidades alcançadas por Descartes através da dúvida metódica foram da dúvida, se dúvida, pensa, se pensa é um ser pensante.
5- Ideias inatas são ideias da razão, independentes das ideias que “vêm de fora”, formadas pela ação dos sentidos, e das outras que nós formamos pela imaginação, onde o ser já nasce com elas, resultante da exclusiva capacidade de pensar, sendo elas claras e distintas, portanto, verdadeiras.
6- A doutrina de descartes é racionalista pelo fato de dizer que o verdadeiro conhecimento das coisas externas devia ser conseguido através do trabalho lógico da mente, consistia em limitar o homem ao âmbito da própria razão.
7- Dualismo Psicofísico é o estudo no qual diz que o homem é um ser duplo, composto de uma substância pensante e uma substância extensa.
8- A importância de Bacon foi realçar a significação histórica da ciência e do papel que ela poderia desempenhar na vida da humanidade
9- Podemos dizer que o pensamento de Locke é empirista por usar o caminho psicológico, estudando as sensações, percepções que puderem ser produzidas naturalmente, biologicamente, em nós mesmos, e a crítica que Locke faz a Descartes, é a afirmação de que a alma é como uma tábula, uma cera onde não há nenhuma impressão, e o conhecimento só começa após a experiência sensível.

Relacionados