Quest Es Da Pratica De Esteriliza O E Desinfec O

513 palavras 3 páginas
Questões da pratica de esterilização e desinfecção

1 qual o agente esterilizante mais eficaz?

Vapor d'água sob pressão: é o agente mais prático e seguro para fins de esterilização, proporcionando temperaturas mais elevadas que as obtidas por ebulição. O aparelho que usa o vapor de água sob pressão regulada chama-se auto-clave. Consiste em uma câmara de vapor com parede dupla, equipada com dispositivos que permitem o enchimento da câmara com vapor saturado e sua manutenção em determinadas temperatura e pressão por quaisquer períodos de tempo. Geralmente, embora não sempre, ela é operada numa pressão de aproximadamente 15 libras por polegada quadrada (1 atmosfera=121°C).

2 por que o calor seco não consegue destruir as formas esporuladas?
O esporo é uma camada que protege a bactéria e é responsável pela resistência e ao ataque dos agentes fisicos e químicos da esterilização e desinfecção Na fase esporulada, as bactérias não realizam atividade biossintética e reduzem sua atividade respiratória. Nesta fase também não ocorre a multiplicação e crescimento bacteriano. As bactérias podem permanecer vivas na forma de esporos durante anos, se mantidos a temperaturas usuais e em estado seco. Entretanto, assim que o ambiente se torna favorável, estes esporos podem voltar a se reproduzir e multiplicar.

3 quais as condições que podem influenciar na eficácia de um agente químico ou físico?

Temperatura: o aumento da temperatura, quando usado em combinação com outro agente, como uma substância química, apressa a destruição dos microrganismos. Tipo de microrganismo: as espécies de microrganismos diferem em sua susceptibilidade aos agentes físicos e químicos. Nas espécies esporuladas, as formas vegetativas

Relacionados