Quest Es Biologia Do C Ncer Aula 1 Natureza Do C Ncer

300 palavras 2 páginas
Universidade de Brasília
Instituto de Ciências Biológicas
Departamento de Genética e Morfologia
Biologia do Câncer – 1 o /2015
Aluna: Juliana Menezes Soares
Questionário 1 - Aula: Natureza do Câncer
1. Descreva e comente as alterações histológicas envolvidas no processo de carcinogênese.
Sendo um processo multietapas a carcinogênese, as alterações genéticas resultam em acúmulos de alterações genéticas ou seja mutações podendo alterar a expressão gênica, fazendo com que haja alterações comportamentais da célula, resultando em mudanças da morfologia celular não padronizada e proliferação descontrolada das células gerando a formação do tumor.
2. Descreva e comente as alterações genéticas essenciais pelas quais uma célula deve passar para que ela se torne maligna?
Para que as células se tornem malignas elas devem sofrer alterações genéticas o que fará que elas escapem do mecanismo de apoptose (ou seja elas se tornaram imortais), escapando a apoptose elas serão mais independentes e resistentes, são insensíveis a sinais extracelulares, são menos falíveis a hipóxia, induzem a angiogenese, são geneticamente instáveis, escapam dos tecidos e colonizam novas áreas, produzem a telomerase
3. Explique as diferenças entre um tumor in situ e um tumor maligno.
O tumor in situ é caracterizado por se manter no tecido de origem dentro da lamina basal, enquanto que o tumor maligno destrói a integridade da lamina basal migrando para os tecidos adjacentes gerando metástase.
4. Que classes de genes estão envolvidas com a gênese do câncer? Qual a função desses genes? Dois grandes grupos estão envolvidos na gênese do câncer são eles:
Proto-Oncogenes/Oncogenes – Produzem proteínas reguladoras positivas (ganho de função) da:
Proliferação celular;
Inibição da diferenciação celular;
Inibição da apoptose; Estes genes tem caráter dominante.
Já os genes supressores de tumor, se caracteriza por serem recessivos e apresentarem perda de função estão envolvidos na inibição da proliferação

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas