Quest Es 2 Bim2015

2243 palavras 9 páginas
QUESTÕES 2º BIMESTRE 2015 – INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

1. Analise a figura e leia atentamente o texto na sequência.

A figura acima representa uma empresa de porte médio. De acordo com o modelo, os supervisores passam cerca de 30% de seu tempo em atividades gerenciais e 70% em atividades técnicas. Já o presidente passa, no mínimo, 90% do seu tempo em atividades gerenciais e, no máximo, 10% em atividades técnicas. Se colocássemos todos os outros níveis hierárquicos no modelo, veríamos que, ao mesmo tempo que um indivíduo progride em uma organização, as atividades gerenciais e as exigências em relação a elas aumentam, e o envolvimento em atividades técnicas diminui. Muitas vezes observamos nas organizações um contraste entre o nível gerencial e o nível funcional.
Responda: Uma situação na qual o gerente se envolve mais em atividades técnicas do que o esperado no seu nível gerencial caracteriza:

(A) A predominância da obtenção de resultados eficazes através de pessoas
(B) Uma maior ênfase ao elemento humano na organização
(C) Uma criteriosa alocação de recursos escassos
(D) Que os seus subordinados trabalham segundo as próprias potencialidades
(E) O exercício limitado das funções do administrador

2. Fayol definiu quatorze princípios secundários para que a administração seja eficaz em forma de diretrizes que orientam a ação do gerente. Analisando estes princípios, Fayol defendia que:
( A ) Os trabalhadores da produção devem ter autonomia de decisão, já que são eles os que conhecem melhor o processo.
( B ) Os gerentes devem circular pela empresa para identificar o que os trabalhadores pensam sobre os problemas.
( C ) Na divisão da empresa em funções, somente as atividades são distintas, pois as pessoas de todos os níveis são iguais.
( D ) As definições de poder e autoridade, assim como de funções, devem ser claras e disseminadas para que não haja dúvida quanto ao comando.
( E ) As organizações são formadas por pessoas e que todos trabalham em tor

Relacionados