Quest.economia

1024 palavras 5 páginas
ECONOMIA

Questão 1
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.

R: Não, escassez é definida como limitação dos recursos da sociedade, já pobreza é conseqüência da distribuição desigual dos recursos, classificada como falta do mínimo de recursos para satisfazer as necessidades humanas.

Questão 2.
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise. Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
?Para Keynes, o estado deveria empenhar-se para garantir a qualidade de vida da população, mediante um eficaz controle das contas internas e externas, bem como estimular investimentos.

Questão 3
O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.

R: Os impostos podem ser divididos em diretos e indiretos, os diretos destinam-se a incidir diretamente sobre o patrimônio e rendimentos dos contribuintes, já os impostos indiretos são cobrados em todos os bens adquiridos pelo consumidor.

Questão 4
Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil financeira dos custos de produção.

R:As principais diferenças são: * Custos contábeis e Custos de Oportunidade que enquanto a avaliação contábil financeira nos custos contábeis, que são históricos quanto à empresa pagou para a compra ou aluguel de insumos, a analise econômica se calça nos custos de

Relacionados