Quest 1e2 - pag 43 - filosofia 1 ano

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
O Nascimento Da Filosofia:
Responda as questões, do cap. 3 sobre o nascimento da filosofia:

1)A passagem da mentalidade mítica para o pensamento filosófico é justificada por alguns por alguns teóricos com a tese do “milagre grego”, posição descartada por outros. Em que consiste essa tese e que explicações lhe podem ser contrapostas?

A tese do milagre grego consiste na passagem damentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico, destacando o caráter repentino e único desse processo.
Contraposição: Que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, do milagre realizado por um povo privilegiado, mas é a culminação do processo gestado ao longo dos tempos.

2)Qual é a importância da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia antiga?

A ágora (praçapública) é o espaço onde se debatiam os problemas de interesse comum. Expressar-se por meio do debate fez nascer a política, que permite ao individuo tecer seu destino na praça pública.

Fora do livro:

Comparação democracia na grecia antiga v.s democracia atual.

Denomina-se democracia (do grego demos, "povo", e kratos, "autoridade") uma forma de organização política que reconhece a cada um dosmembros da comunidade o direito de participar da direção e gestão dos assuntos públicos e sociais.

Nas sociedades modernas, são bastante reduzidas as possibilidades de participação direta, de todos os cidadãos, dado o número e a complexidade das diversas instituições e dos assuntos públicos em geral. Na verdade, só é possível o exercício direto da democracia em algumas poucas instituiçõestradicionais - administração municipal ou assembléias populares, por exemplo. Assim, na maioria dos países democráticos, é comum o exercício da democracia por meio de um sistema indireto ou sistema representativo.

Normalmente, esse sistema é regulado por uma lei fundamental ou constituição. Os cidadãos elegem representantes, cuja participação nas diversas instituições governamentais garante adefesa de seus interesses.



De maneira geral, esses representantes fazem parte de vários partidos políticos, que se identificam com os interesses de uma classe ou grupo social e sustentam diferentes opiniões a respeito de como se deve solucionar os problemas da comunidade. Os candidatos que recebem mais votos nas eleições passam então à categoria de membros dos organismos parlamentares -congresso, senado, câmara de deputados, parlamento, cortes, assembléia nacional etc. - nos quais, por um determinado período (mandato), devem defender as opiniões do partido pelo qual se elegeram, apoiando, criticando, reelaborando e votando os projetos de lei que forem submetidos à discussão.

No sistema parlamentarista, o governo da nação é exercido pelo partido ou coligação de partidos detentoresda maioria parlamentar, e normalmente o chefe de governo é o líder do partido majoritário. O sistema presidencialista distingue-se do parlamentarista pelo fato de os cidadãos elegerem tanto um presidente da república, que exerce o poder executivo com apoio de um ministério por ele nomeado, quanto os membros do congresso, cujos poderes normalmente se limitam à legislação e à aprovação dosorçamentos gerais da administração pública.

A democracia teve origem na Grécia clássica. Atenas e outras cidades-estados implantaram um sistema de governo por meio do qual todos os cidadãos livres podiam eleger seus governantes e serem eleitos para tal função. Esse exercício democrático - do qual estavam excluídos os escravos, as mulheres e os estrangeiros - foi possível porque os cidadãos formavam umgrupo numericamente reduzido e privilegiado.

Embora o sistema tenha recebido o apoio teórico e doutrinário de pensadores da envergadura de Aristóteles, com freqüência ocorriam situações em que a normalidade democrática era interrompida por meio de mecanismos que também se repetiram freqüentemente ao longo da história. Quando havia algum conflito com uma região ou cidade vizinha, eram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia pag 118 numero 1
  • Filosofia 1 Ano
  • Revisao filosofia 1 ANO
  • Origem Da Filosofia 1 Ano
  • TRABALHO FILOSOFIA 1 ANO
  • Resolução dos exercícios do capítulo 3. pag- 42 e 43 (Filosofando-Introdução à filosofia)
  • Exercício da pág 49. livro de Filosofia 1 ao 7
  • 3 Ano Filosofia 1 Bimestre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!