Questões: o príncipe, de nicolau maquiavel.

Páginas: 2 (315 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Questões: O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.

1 – Interpretação do primeiro paragrafo.
É perceptível que Maquiavel vale-se de um novo modelo para pensar as formas do governo e deixaclaro desde o primeiro paragrafo. Abandonando o modelo aristotélico onde o referencial era o número de governantes, formado pela Democracia (o governo de muitos), Aristocracia (o governode poucos) e Monarquia (o governo de um só). Uni a Democracia com a Aristocracia em uma só forma chamada de Republica, entendendo que o diferencial essencial está entre ser o governo deum só e o governo de um corpo coletivo. Dando-nos um modelo formado pela Republica e Monarquia, ambas bem distintas uma da outra, o qual se adequava a sua realidade.

2 – Disponhasobre Principado e Republica.
Originalmente Principado é a forma de governo onde o poder esta centralizado na mão de um só homem, no caso um príncipe. O Principado representa a forma degovernos dos estados modernos, pode ser hereditário ou novo. Republica refere-se a forma de governo onde o poder é formado por assembleia ou corpo coletivo, usado na antiguidade ou apequenos estado modernos. Mas essa realidade não é mais observável hoje, podemos analisar o de Monarquia Parlamentar, o poder não esta mais centralizado na mão de um só homem. Existe um regimede separação dos poderes.

3 – Qual é a finalidade do livro.
A finalidade deste livro é fazer um guia para a unificação da Itália. Percebe os riscos de a Itália depender de milíciasmercenárias por não possuir um exercito nacional, por exemplo, não só esta deficiência como outras expostas em seu livro. O autor vê a necessidade de uma nação unificada e forte.Acredito também que este escrito expressa a ânsia de Maquiavel de participar desse processo, já que por muito tempo esteve ativo em cargo politico no seu estado e agora sofre o com o exílio.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • O príncipe
  • Resumo de O Principe
  • Análise – o príncipe
  • Fichamento maquiavel, nicolau
  • Livro o principe de nicolau Maquiavel
  • O príncipe nicolau maquiavel
  • Maquiavel, nicolau. o príncipe.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!