Questões Sociologia

Páginas: 8 (1879 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
A partir da leitura dos capítulos 1, 2 e 3 do livro “Sociologia Geral e do Direito” (de Lemos Filho e outros) responda:

1. Diferencie mito, senso comum, filosofia, teologia e ciência.
R: MITO: É o estado da consciência de um povo sobre si mesmo e sobre a realidade que o circunda, que representa, o modo de ser (cultura) desse povo, repetido e reafirmado para si mesmo e perante os outros povos.As histórias mitológicas eram narradas de geração em geração, não só como forma de fortalecer sua identidade cultural perante os demais povos da época, mas sobretudo como modo de expressar sua concepção de mundo, de sociedade, de economia, etc. O mito serve como autoafirmação da identidade do povo para si mesmo, como conjunto simbólico e de práticas sociais que legitimam seu modo de vida. O mesmose pode dizer a respeito do mundo do trabalho: conceber a atividade laboral como punição e afastamento do estado de graça dos deuses, espécie de expiação pela presunção humana perante a divindade, equivale a identificar o trabalho como atividade indigna do homem livre e culto.
SENSO COMUM: O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geraçãoem geração. O mesmo é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
FILOSOFIA: Com o passar dos séculos, com oaparecimento das primeiras cidades gregas (as polis), cujo aparecimento expressa a formação de uma sociedade mais complexa, os primeiros filósofos estavam aptos a tentar uma nova explicação da realidade, agora com preocupação em oferecer para essas explicações, fundamentos racionais e não divinos ou simplesmente baseados no senso comum. Estamos diante do nascimento da filosofia, por volta do Séc.V a.C., considerada pelos historiadores a primeira forma de ciência. Segundo a preocupação filosófica grega da época de Aristóteles, mais importante do que descobrir qual era a substância da matéria, seria encontrar a explicação para o movimento das coisas. Pela teoria aristotélica, todo movimento é motivado por causas materiais, formais, eficientes e finais.
TEOLOGIA: Após a queda do ImpérioRomano no ocidente, não havia instituições que pudessem substituir o antigo Império, de modo que não havia Leis ou economia unificada. A Igreja Católica apresentou-se como a instituição melhor estruturada no período.
Nessa fase, a cultura letrada e cosmopolita do Império cedeu lugar ao enfraquecimento das cidades e ao apego às tradições do campo e à fé. O que restou dos livros e obras de arte foireunido e conservado em mosteiros pela Igreja, que passou a ser detentora desse tipo de saber.
Todo saber que pudesse ser assimilado pela fé cristã era considerado verdadeiro; os demais, falsos.
CIÊNCIA: A Ciência é um produto histórico, social, permeado pela cultura, valores, interesses e ideologias da época que a engendrou. Os novos valores surgidos a partir do modo de vida das novas classesrepercutiram na cultura no sentido de alavancar a transição do teocentrismo para o antropocentrismo; estamos diante do período histórico que ficou conhecido como Renascimento.
2. Comente os fatores que propiciaram, nos séculos XVI, XVII e XVIII, o aparecimento da sociologia.
R: O período dos séculos XVI, XVII E XVIII, além de ser o momento do desenvolvimento das ciências naturais, deuoportunidade, devido a vários fatores, para que no século XIX, surgisse a Sociologia. Para Florestan Fernandes, existiram três fatores são eles: 1) Fatores socioculturais – Uma série de mudanças ocorridas na vida política e econômica da Europa, tais como a ascensão da burguesia, a formação do Estado Nacional, a Descoberta do Novo Mundo, a Revolução Comercial, a Reforma Protestante, culminando, no século...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questões de Sociologia
  • questoes de sociologia
  • Questões de Sociologia
  • Questoes de sociologia
  • questões de sociologia
  • Questões de Sociologia
  • Questões de Sociologia
  • Questões de sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!