Questões sociais

Páginas: 12 (2913 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
1 Introdução



O estudo do liberalismo clássico é tarefa essencial para a compreensão dos fundamentos teóricos e metodológicos que permeiam as propostas educacionais brasileiras. Falar de liberalismo não é tarefa simples, pois este termo remete a vários questionamentos: Qual conceito de liberalismo? Pode-se falar de um liberalismo universal é temporal? Qual aorigem do liberalismo? Como ele se estruturou? Quais são suas características?
O liberalismo é um conjunto de idéias que tem a finalidade de assegurar a liberdade individual e a propriedade privada. Estas idéias filosóficas foram geradas a parir do surgimento de uma nova sociedade econômica, no final da Idade Média: a sociedade capitalista.
Locke foi o primeiro a distinguir as funções do Estado efoi o principal defensor de uma Constituição que pudesse conservar a propriedade acumulada pelos homens. Escreveu sobre a importância da preservação da propriedade e a necessidade de leis que controlassem assim o estado de natureza dos homens.

2 Quadro

Autor Idéias Concepção Exemplos Encontrados Atualmente Que Justifica a Concepção
Jonh LockeDesigualdade social Os homens eram livres e iguais na medida em que tinham propriedades a zelar. Liberdade, Tolerância, Defesa da Propriedade Privada, Limitação do poder e Individualismo. Será a partir destas características que o Liberalismo será analisado nesse artigo, tendo-se em mente que as formas que ele tomou diferenciaram-se ao longo dos séculos, de modo aatender às necessidades de uma classe que passou a se constituir como tal nos fins da Idade Média, a burguesia.
Estado e Governo Necessidade em se estabelecer uma sociedade da qual o governo civil pode ser substituído. Defendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo por estas idéias forte oposição da Igreja Católica. Em ter o fato de ter o contrato no qual os indivíduosvão vivendo com certa organização social e levando assim uma organização por parte das leis criadas em um instrumento de apóia as leis criadas para beneficiar aos humanos.
Leis Para Vida Em Sociedade Os homens devem obedecer aos contratos sociais que são elaboradas pelo governo. Todos os homens - como seres racionais - são livres iguais, têm direito à vida e à propriedade; e, entretanto na vidapolítica, não podem renunciar a estes direitos, sem renunciar à própria dignidade, à natureza humana. Locke admite um originário estado de natureza antes do estado civilizado. Não, porém, no sentido brutal e egoísta de inimizade universal, como dizia Hobbes; mas em um sentido moral, em virtude do qual cada um sente o dever racional de respeitar nos outros a mesma personalidade que nele se encontra.Formas de Enfrentamento das Desigualdades sociais Defendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo por estas idéias forte oposição da Igreja Católica. Poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com sua visão, o Poder Legislativo, por representar o povo, era o mais importante. Na intenção de argumentarmos favoravelmente àspolíticas de ação afirmativa, seguiremos apontando algumas rápidas reflexões que se fazem necessárias no que tange a algumas das premissas liberais muito assinaladas por aqueles que defendem a permanência de políticas universalistas. Podemos apontar ao menos três desses princípios: Liberdade, Igualdade e Autonomia, sobre os quais já descrevemos rapidamente a partir dos fundadores do pensamento políticoliberal, mas que nesta sessão buscaremos ajuizar sobre os reais alcances de tais premissas na contemporaneidade.


3 Desenvolvimento

A desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questões sociais
  • Questoes sociais
  • Questoes sociais
  • As questões sociais
  • Questões sociais
  • Questões Sociais
  • serviço social e questões sociais
  • questões sociais e o serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!