Questões sobre o livro "Até o dia em que o cão morreu"

Páginas: 8 (1760 palavras) Publicado: 27 de junho de 2013



UNIVERSIDADE federal DO RIO GRANDE - FURG
INSTITUTO DE LETRAS E ARTES



DISCIPLINA: TEORIA DA LITERATURA
PROFESSOR: MAURO




LUIZA ALVES PENTEADO AMORIM - 58822








RIO GRANDE, 14 DEMARÇO DE 2013.
FURG/ILA – Teoria da Literatura I – 2012
Prof. Mauro Nicola Póvoas
Roteiro de leitura de Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera

A partir da leitura de Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera, responda às perguntas abaixo:

1) Caracterize o personagem principal do livro física, moral, social e psicologicamente.
2) O romance, em toda a sua extensão, é marcado porelementos que fazem referência à morte e a doenças. Identifique e comente esses episódios.
3) Caracterize o narrador da obra. A qual personagem o narrador dedica mais atenção?
4) No final do livro, há uma mudança de narrador. De que maneira esse capítulo final aponta para um caminho que se distancia dos momentos vinculados à morte de que a pergunta 2 faz referência?
5) Comparado aos romancesvistos antes – A metamorfose e A morte de Ivan Ilitch – nota-se, aqui, a presença de uma linguagem mais coloquial e de cenas mais explícitas de sexo. Aponte alguns destes trechos e comente-os.
6) Pode-se afirmar que o livro começa in media res? Justifique a sua resposta.
7) Comente sobre a presença da arte e da publicidade no livro.
8) Estabeleça comparações entre o personagem-narrador e Lárcio,espécie de contraponto ao apático e solitário dono de Churras.
9) Pode-se pensar o personagem principal como alguém que vive à margem da sociedade constituída? Justifique a sua resposta.
10) Identifique os macro e os microespaços onde as personagens da narrativa transitam.



1 Podemos caracterizar o personagem principal como um homem jovem, talvez entre 25 e 30 anos, já formado em umafaculdade, porém sem nenhuma independência. Mora sozinho, mas tem suas contas (inclusive o aluguel) pago por seus pais. Não trabalha. Fisicamente é caracterizado pela personagem Marcela, como um homem bonito e interessante.
Moralmente, é uma pessoa sem responsabilidades, vive a vida de maneira leviana, passa o dia bebendo, fumando e comendo besteiras, não tem planos para o futuro e não tem interesseem se prender a um relacionamento sério.
Psicologicamente, é um homem um tanto quanto frustrado, pois deseja sair dessa vida de apatia, porém não consegue e nem sabe exatamente como fazer isto.

2 Podemos perceber o tema “morte e doenças” muito presente ao longo do livro. Logo no início, já é possível ler sobre o primeiro sinal de medo da morte e doenças. O narrador-personagem começa relatandoum tipo de sonho/pesadelo extremamente estranho, em que o mesmo, após sentir muita dor no corpo e, por isso, medo de morrer, percebe que havia se desmembrado em duas pessoas. Depois disso o rapaz relata que essas duas pessoas são idênticas a ele, porém ao mesmo tempo, o jovem não é nenhum dos dois.
No capítulo seis temos o momento em que a personagem Marcela é atropelada por uma moto e acabaquebrando uma perna. Ela então vai até o apartamento do “namorado” em busca de cuidados. Logo ele descobre que, além da fratura, Marcela também estava com febre e a garganta inflamada. Neste momento é interessante destacar que, pela primeira vez, o rapaz se sente responsável em cuidar e proteger alguém. A confusão entre os sentimentos do personagem em relação à moça se faz presente ao longo de todahistória, entretanto nesse capítulo há as primeiras demonstrações de carinho que vão além da atração física.
A partir do décimo capítulo, Marcela deixa de visitar o namorado, alegando estar com dores no corpo. Ele também já vinha notando a aparência estranha e a magreza excessiva de Marcela.
No capítulo treze, Marcela aparece novamente no apartamento do rapaz, dessa vez visivelmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questões sobre o livro disney
  • QUESTÕES SOBRE O LIVRO DE KAFKA
  • Questões sobre o livro "A meta"
  • Questões sobre a Corrupção nos dias atuais
  • DESENVOLVIMENTO DAS QUESTOES SOCIAIS ATE OS DIAS ATUAIS
  • Questões sobre o livro discurso do método
  • Questoes Sobre O Livro De Lu Sa
  • Questoes sobre o Livro quando os indios somos nós.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!