questões sobre Meditações de Descartes

Páginas: 3 (594 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
Introdução à Filosofia
Isabella Cristina do Carmo Sousa 201221387
2º Estudo Dirigido – Meditações Metafísicas

1) Quais os três tipos de ideias apontadas por Descartes (terceira meditação)? Quala distinção entre elas?
Na terceira meditação, Descartes quer provar a existência de Deus. Ele supõe a ideia de um gênio maligno e por isso algumas de suas ideias não são verdadeiras. Para isso elequer achar alguém superior a esse gênio. Então para provar que Deus é verdadeiro, Descartes tem três ideias. A primeira é encontrar a ideia de perfeição, a segunda é analisar essa ideia de perfeição,potencializando ao limite as ideias positivas no seu grau máximo e a terceira ideia analisa a ideia de casualidade(causa e efeito). Tem que haver mais realidade na causa do que no efeito. A hipótesedo gênio perde então a sua razão. Sendo a hipótese do gênio uma ilusão é preciso achar qual é a causa da potencialidade máxima de todas as propriedades positivas existentes: a existência da perfeiçãode Deus. A distinção é que cada uma é um passo para que Descartes chegue a conclusão de que há um Deus bom e que não é enganador.

2) Leia e reflita sucintamente sobre o enunciado abaixo que tratada existência de Deus (terceira meditação): “Sem o conhecimento que Deus existe e que Deus não é enganador não poderíamos estar seguros de nada. Deus é a garantia do conhecimento, da certeza e daverdade”.
A terceira meditação é extremamente importante, porque faz com que Descartes A existência do Deus Perfeitíssimo e bom suplanta a ideia do gênio maligno, por isso ideias que possuem clareza edistinção como as ideias matemáticas que tinham sido colocadas em dúvida pela hipótese de um deus enganador é salva, a verdade está realmente nas ideias claras e distintas. Com isso Descartes chega aoverdadeiro fundamento da verdade. A verdade encontra-se no sujeito, nas ideias inatas, impressas por Deus e alcançadas pela luz da razão. Agora, restava ao filósofo apenas provar a existência do Ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre as Meditações de Descartes
  • Meditações ( DESCARTES)
  • Resenha sobre as três primeira meditações da obra "Meditações Metafísicas" de René Descartes
  • Meditações Sobre a Filosofia Primeira- René Descartes
  • Descartes meditações
  • Meditações Descartes
  • Meditações
  • Descartes Meditações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!